Pular para o conteúdo

Inauguração do Centro de Referência em TIC do SENAI-RJ com ênfase em IA, Cibersegurança e Big Techs

Banner Aleatório

Inaugurado em dezembro de 2025, o Centro de Referência em Tecnologia da Informação e Comunicações (Digitech) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RJ) ocupa o edifício Eco Sapucaí, na região da Praça Onze, ampliando a oferta de formação tecnológica no estado.

Banner Aleatório

Com essa estrutura, maior polo de formação tecnológica do estado, o Digitech tem capacidade para formar mais de 9 mil profissionais por ano em áreas ligadas à tecnologia da informação, comunicação e inteligência artificial, um dos mercados de trabalho que mais crescem no Brasil e no mundo.

A unidade conta com mais de 2.500 m² e abriga laboratórios de software, hardware e infraestrutura de redes, arena de cibersegurança e gamers, ambientes dedicados à Inteligência Artificial e espaço DEV (Desenvolvedor de Sistemas). A oferta inclui cursos gratuitos e pagos, além de preparatórios para certificações de empresas como Google, Microsoft, Oracle, AWS (Amazon), Cisco e Fortinet.

“Esta data ficará marcada como uma das mais importantes na trajetória da indústria do estado do Rio. Com esta inauguração, estamos prontos para inaugurar uma nova era na indústria fluminense. Esta nova unidade é mais do que um Centro de Referência: simboliza o compromisso da FIRJAN SENAI com a transformação digital da indústria. O Digitech também representa, claro, uma importante contribuição para transformar o Rio na capital da Inteligência Artificial. Estamos qualificando o presente para impulsionar o futuro”, afirmou o presidente da FIRJAN, Luiz Césio Caetano.

Durante a inauguração, representantes de instituições públicas e privadas, do setor industrial, de empresas nacionais e multinacionais e do corpo diplomático de cinco países conheceram as instalações do centro.

A visita incluiu os ambientes de Cibersegurança, Desenvolvimento de Sistemas e Redes, além da sala de Inteligência Artificial, onde foram apresentadas simulações de Realidade Mista e Aumentada. Alunos da FIRJAN SENAI também demonstraram soluções desenvolvidas na instituição, como um sistema de controle de vazão de água e um software de gestão de processos industriais.

Primeiros cursos gratuitos

As inscrições para os primeiros cursos gratuitos do Digitech serão anunciadas ao longo de ano. Entre as opções estão Qualificação Profissional em Inteligência Artificial Industrial (EaD), Administrador de Bancos de Dados, Desenvolvedor Mobile Multiplataformas, Programador Back-End e Front-End e Operador de Infraestrutura de Redes. Na modalidade de Aprendizagem Profissional, serão oferecidos cursos como Desenvolvedor de Soluções Integradas em TI e Programador Full Stack.

Também haverá cursos de Aperfeiçoamento Profissional com certificações de empresas como AWS (Amazon), Microsoft, Google, Oracle, Cisco, Rustcon, EcoTrust e Fortinet. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail CRTIDigiTech@firjan.com.br ou pelos telefones 0800 0231 231 e 4002-0231.

Em 2026, a unidade deve atender cerca de 800 alunos por dia, em três turnos, com média de 20 turmas por mês, podendo alcançar mais de 417 mil horas anuais de treinamento em sua capacidade máxima.

Sobre o SENAI

Integrante da maior rede de educação profissional da América Latina, o SENAI atua há mais de oito décadas na formação de trabalhadores e no apoio à competitividade da indústria brasileira. Presente em todo o país, a instituição conecta educação, inovação e tecnologia para antecipar tendências e preparar profissionais para os desafios do agora e do amanhã.




Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *