Setembro costuma ser um mês desafiador para o Bitcoin, mas em 2021, a criptomoeda teve seu melhor desempenho neste período em mais de 10 anos. Será este o prenúncio de um último trimestre promissor para os investidores?


Setembro 2025 : Um desempenho que surpreende todo o mercado
Contra todas as expectativas, o mês de setembro de 2025 anuncia-se como um dos melhores desde o lançamento do Bitcoin em 2012. Segundo os dados da plataforma de análise CoinGlass, o valor da primeira criptomoeda subiu mais de 8% em meados do mês. Um desempenho ainda mais notável porque o mês de setembro é historicamente um período difícil para o mercado cripto. Este período é, na verdade, apelidado de “Rektember” devido às tendências de queda.
Em média, o Bitcoin regista uma queda de cerca de 8% durante este período do ano. Apenas o ano de 2012 tinha conhecido um melhor desempenho, com um aumento de quase 20%. Assim, os ganhos deste ano marcam uma verdadeira mudança de tendência, vislumbrando perspetivas extremamente positivas para o futuro.
Um modelo histórico que pressagia um quarto trimestre altista
Esta forte progressão do Bitcoin em setembro não é trivial. Segundo o analista BitBull, sempre que a criptomoeda encerra um mês de setembro em terreno positivo, o quarto trimestre conhece historicamente um desempenho particularmente positivo.
O quarto trimestre já é considerado um período propício à subida para o Bitcoin. Mas o facto de o preço progredir logo em setembro, habitualmente fraco, poderá indicar uma progressão ainda mais significativa até ao final do ano. O BitBull estima mesmo que esta subida poderá ser superior à média observada no quarto trimestre.
É interessante notar que o quarto trimestre é igualmente um bom período para a Ethereum, a segunda criptomoeda mais importante. No entanto, a Ethereum conhece historicamente o seu pico de desempenho no primeiro trimestre. Esta dinâmica explica-se pelo facto de o crescimento da Ethereum ser geralmente exponencial depois de o Bitcoin ter iniciado uma fase de alta.
Vários fatores macroeconómicos poderão dar um impulso adicional ao mercado cripto durante o próximo trimestre. Em primeiro lugar, a deterioração da situação económica nos Estados Unidos, com dados dececionantes sobre o emprego, poderá revelar-se benéfica para ativos como o Bitcoin e a Ethereum.
Além disso, a Reserva Federal Americana (Fed) reduziu ontem as taxas de juro pela primeira vez este ano (em 0,25 pontos percentuais). A maioria dos analistas espera que estas medidas sejam repetidas nas próximas duas reuniões em outubro e dezembro. Taxas de juro mais baixas tornam os empréstimos menos dispendiosos e geralmente incentivam os investidores a voltarem-se para ativos mais arriscados, como as criptomoedas.
Um futuro promissor para o Bitcoin
O Bitcoin conseguiu quebrar a “maldição de setembro”, oferecendo aos investidores de cripto perspetivas muito encorajadoras para o final do ano. Enquanto o mês de setembro é tradicionalmente difícil, 2023 marca uma reversão de tendência espetacular.
Os investidores de cripto observam com muito interesse a evolução do mercado nas próximas semanas. Depois de quebrar a maldição de setembro, o Bitcoin poderá bem reservar outras boas surpresas até ao final do ano.
Como comprar Bitcoin e aproveitar a próxima subida ?
O Bitcoin acaba de registar o seu melhor mês de setembro desde 2012, um sinal histórico que poderá anunciar um bull run massivo no final do ano. Para os investidores, este é talvez o momento ideal para se posicionarem antes da próxima subida. Eis como comprar BTC na Zoomex a partir de hoje :
- Inscreva-se na Zoomex com um endereço de e-mail válido e confirme através do link recebido.
- Valide a sua conta com um documento de identificação oficial para finalizar o KYC.
- Deposite USDT, BTC ou utilize um cartão bancário diretamente na sua carteira.
- Selecione BTC/USDT no mercado spot e coloque uma ordem ao preço atual ou com limite, de acordo com a sua estratégia.
Sobre o mesmo assunto :

