postado em 22/11/2025 19:53
Primeira edição do projeto formou quase 200 mulheres – (crédito: Divulgação)
O Instituto Reciclando o Futuro está com inscrições abertas em diversos cursos profissionalizantes gratuitos exclusivos para mulheres. São 900 vagas dentro do Projeto Elas, que tem o objetivo de capacitar e qualificar mulheres em situação de vulnerabilidade social em todo o Distrito Federal. As oficinas são nas áreas de artesanato, gastronomia, e corte e costura, entre outras. Ao final das aulas, as formandas recebem um certificado de conclusão, além capacitação em vendas e marketing digital.
“Essa é a segunda edição do Projeto Elas. Na primeira, no ano passado,capacitamos quase 200 profissionais para o mercado de trabalho”,destacou a fundadora do Instituto Reciclando o Futuro, Renata Daguiar. “Nosso objetivo é empoderar, dar autonomia e estimular ageração de emprego e renda, principalmente para aquelas mulheres vítimas de violência doméstica, mães solos, chefes de família e afins”, complementou a idealizadora da iniciativa.
As oficinas ocorrem nas 14 unidades do Reciclando o Futuro espalhadas pelo Distrito Federal e entorno:
– Duas em Samambaia (Enxoval para bebês, Crochê e bordado livre)
– 26 de Setembro (Pintura em tecido)
– Ceilândia (Artesanato com flores do Cerrado)
-Brazlândia (Confeitaria básica lucrativa e Enxoval para bebês)
-Planaltina (Pintura em tecido)
– Rajadinha (Artesanato)
-Águas Lindas (Artesanato com materiais recicláveis e Enxoval e costura criativa para bebês)
– Candangolândia (Feltro)
-Sol Nascente/Pôr do Sol (Artesanato com flores do Cerrado)
-Itapoã (Artesanato para bebês)
– Recanto das Emas (Artesanato com saco de cimento e Artesanato para bebês com materiais recicláveis)
– Asa Sul (Artesanato)
– Pipiripau (Cozinha criativa)
Inscrições
As vagas ficam distribuídas em três ciclos ao longo dos próximos trimestres, sendo que o primeiro já se inicia em dezembro. A duração dos cursos é de três meses e as inscrições podem ser feitas em www.reciclandoofuturo.com.br, fincando abertas somente enquanto ainda houver vagas.
Ao final, o Reciclando o Futuro pretende criar um site para comercializar a produção de cada uma das participantes, com todo valor revertido para elas próprias.

