Pular para o conteúdo

Inteligência Artificial detecta infrações e reforça vigilância nas estradas

Banner Aleatório

Banner Aleatório

A eficácia da ferramenta foi comprovada em testes realizados em Ribeirão Preto, no interior paulista. Antes da tecnologia, a média era de 100 infrações identificadas por dia através do olhar humano dos agentes. Com o auxílio do processamento automático de dados, esse número saltou para 1.500 registros diários, o que representa um aumento de 1.400% na capacidade de detecção.

Como funciona a autuação com IA

O processo de fiscalização é híbrido e não depende exclusivamente da máquina. Segundo explicações técnicas colhidas pela reportagem de Roberta Scherer no Jornal da Band, a câmera da concessionária grava o tráfego e a inteligência artificial faz a triagem. Quando o software “enxerga” uma irregularidade — como um condutor segurando o telefone com as duas mãos ou uma criança sendo transportada no colo no banco da frente —, ele isola o trecho.

Essas imagens são encaminhadas aos agentes da Polícia Militar Rodoviária. De acordo com o tenente Raphael Tavella, o sistema otimiza o trabalho da corporação. Antigamente, o policial precisava observar os monitores em tempo real na esperança de flagrar uma infração. Agora, a IA já reserva e entrega as imagens das possíveis irregularidades para que o agente faça a revisão final e decida pela aplicação da multa.

Segurança e impacto econômico

Para especialistas em medicina do tráfego, a ampliação da vigilância não deve ser encarada apenas como um aumento na arrecadação, mas como uma medida de preservação de vidas. Em primeiro lugar no ranking de infrações no país está o uso do celular ao volante, um dos principais fatores de distração e causas de colisões fatais.

Na visão de Aquila Couto, diretor da Associação Brasileira de Medicina do Trânsito (Abramet), o Brasil sofre prejuízos financeiros bilionários com acidentes que poderiam ser evitados. Para o diretor, motoristas mais conscientes e fiscalizados refletem em menos gastos públicos com saúde e previdência, além de aumentar a segurança nas ruas e estradas.

As multas para as infrações identificadas pela nova tecnologia variam conforme a gravidade. A falta de cinto de segurança é considerada infração grave, enquanto o manuseio de celular é gravíssima. As penalidades podem gerar de cinco a sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com valores que variam entre R$ 195,23 e R$ 293,47.

A utilização da Inteligência Artificial para flagrar infrações e ampliar a fiscalização em rodovias é uma evolução importante para a segurança no trânsito. Com a tecnologia, é possível identificar irregularidades de forma mais eficiente e precisa, contribuindo para a redução de acidentes e garantindo um tráfego mais seguro para todos. É fundamental explorar ao máximo o potencial da IA para melhorar nossa sociedade e obter uma melhor qualidade de vida nas estradas. Cabe a cada um refletir sobre como podemos utilizar essa tecnologia de forma ética e responsável para o benefício de todos.

Créditos Para a Fonte Original

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *