Pular para o conteúdo

Inteligência Artificial exige novas habilidades no mercado de trabalho, aponta estudo

Banner Aleatório

Redação Fast Company

1 minutos de leitura

A Inteligência Artificial (IA) está mudando a forma como o mundo trabalha, e os profissionais brasileiros estão atentos a essa transformação indo atrás de novas habilidades. Segundo o mais recente levantamento do LinkedIn, que analisou dados de usuários em oito países, a alfabetização em IA é a habilidade que mais cresce no Brasil atualmente.

Banner Aleatório

O estudo mostra que, entre 2015 e 2030, cerca de 70% das habilidades exigidas pela maioria dos cargos devem mudar, impulsionadas especialmente pelos avanços da Inteligência Artificial. Por isso, entender e utilizar ferramentas baseadas em IA se tornou um diferencial competitivo importante no mercado de trabalho.

Além de IA, outras competências em alta entre os brasileiros são comunicação, pensamento estratégico, retenção de clientes e política comercial. A presença dessas habilidades na lista revela uma combinação de competências técnicas e interpessoais, mostrando que o profissional do futuro precisará unir tecnologia com visão estratégica e foco em resultados.

A crescente valorização dessas capacidades também se reflete nas contratações: empresas estão buscando ativamente profissionais que dominem IA e habilidades associadas a tecnologia, como os large language models (LLMs), aplicados a funções mais técnicas.

Essas novas habilidades significam que ainda continuarão sendo relevantes à medida que as responsabilidades e exigências dos cargos evoluírem, o que pode tornar seu aprendizado um investimento que vale a pena.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Redação Fast Company Brasil. saiba mais


Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *