Inteligência Artificial gera economia e melhora dos serviços públicos

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Gestão pública; IPM Sistemas; Inteligência ArtificialA inteligência artificial desenvolvida pela IPM Sistemas já proporciona uma economia anual de R$7 bilhões para municípios em todo o Brasil, otimizando os serviços públicos e melhorando o atendimento ao cidadão – Foto: IPM Sistemas/Divulgação

A crescente demanda por serviços públicos eficientes e eficazes está transformando o panorama de trabalho no governo, com a cobrança do cidadão por saúde, educação e outros serviços de qualidade, mas sem maiores gastos. No contraste entre a escassez de recursos e a abundância de dados, a inteligência artificial desponta como caminho natural para solucionar os grandes desafios da gestão pública.

De acordo com a Govtech IPM Sistemas, pioneira em IA para gestão pública, a implementação da tecnologia em larga escala trará mais qualidade e menores custos aos serviços públicos, e hoje já facilita R$7 bilhões em economia anual nos municípios clientes da empresa. Para 2033, segundo um estudo recente da consultoria global BCG, há um potencial de economia anual de R$151 bilhões por ano com a IA em níveis municipal, estadual e federal no Brasil.

“A IA permite um nível de eficiência e eficácia sem precedentes no governo, economizando tempo e dinheiro do cidadão e da administração pública”, diz o CEO da IPM, Aldo Mees.

Dara, inteligência artificial desenvolvida pela empresa, traz ao gestor público a capacidade de prever e se planejar para cenários futuros, como a demanda por vagas na educação pública ou as mudanças que influenciarão nos pontos de atendimento no SUS, desde a localização até a capacidade de atendimento.

Para o cidadão, traz centenas de serviços públicos para a palma da mão, como uma assistente virtual inteligente e capaz de compreender as necessidades dos usuários e fornecer respostas certeiras, de forma instantânea.

Solução considera realidade de cada município

A solução usa técnicas de deep learning e processamento de linguagem natural para trazer soluções para cidadãos e gestores públicos. No atendimento à população, entende o que está escrito mesmo se as pessoas cometerem algum erro de digitação, o que torna a conversação mais fluida. Para isso, a IA foi treinada com centenas de milhares de perguntas diferentes baseadas em demandas recebidas por prefeituras de todo o País.

Cada nova demanda de um cidadão pode gerar novo conhecimento, tornando mais precisas as respostas. De forma similar, a capacidade preditiva da solução para o gestor público, que vai desde situações de saúde a ocorrências na educação, como a evasão escolar, considera a realidade individual de cada cidade.

Gestão pública; IPM Sistemas; Inteligência ArtificialAna Mees, Head de Inteligência Artificial da IPM Sistemas, destaca que a Dara vai além de dashboards tradicionais ao fornecer soluções diretas aos gestores públicos e respostas mais precisas ao cidadão, tornando a gestão pública mais eficiente e humanizada – Foto: IPM Sistemas/Divulgação

“Automatizando as tarefas operacionais, nós conseguimos trazer mais precisão nas estratégias de governo e desafogar o atendimento ao cidadão, deixando para a intervenção humana casos mais complexos”, explica a engenheira Ana Mees, Head de Inteligência Artificial da IPM Sistemas. A abordagem mais humanizada e inteligente diferencia a Dara de outras soluções tradicionais.

“Para o gestor público, a abordagem tradicional é ter um dashboard cheio de gráficos. E isso tem limitações, pois depende da análise humana e muitas vezes só chega à superfície do problema, enquanto Dara já mastiga as informações e entrega soluções.

Já para o cidadão, pode ser muito frustrante tentar resolver um problema e se deparar com um chatbot no WhatsApp que age como um direcionador de demandas, robotizando o atendimento, mas sem chegar à solução. Partimos disso para oferecer mais. A Dara entende o que o usuário vai solicitar da forma que ele se comunica, sem restringir as opções. Assim, fornece uma resposta mais adequada e rápida ao cidadão”, diz Ana Mees.

Transformando a gestão pública

Os resultados na qualidade da gestão e no dia a dia da população têm superado as expectativas. Além de facilitar o acesso a centenas de serviços públicos via chat com comunicação natural em cidades como Gravataí (RS), São José, na Grande Florianópolis, e Rio do Sul, no Alto Vale catarinense, a IA tem simplificado a rotina do cidadão e estimulado a economia.

O município catarinense São José é um exemplo de cidade na qual a tecnologia tem impulsionado o desenvolvimento econômico através do empreendedorismo. Em menos de 30 dias da implantação do Starter, ferramenta para automação no processo de abertura de empresas no município, foram mais de 3 mil novas empresas abertas. Dessas, 2 mil tiveram toda a análise de documentos automatizada e instantânea. Há quatro anos, a criação de um CNPJ no município demorava 90 dias.

Já em Cascavel, no Paraná, a inteligência artificial Dara foi um dos trunfos da prefeitura para simplificar o processo de atendimento online no pagamento do IPTU. A estimativa inicial de arrecadação era de R$80 milhões em 90 dias de campanha.

Com a facilidade de pagamento, foram arrecadados aproximadamente R$100 milhões. Com apoio da Dara, o cidadão que acessou o site da prefeitura encaminhou o pagamento do tributo via chat com comunicação natural, em caminho bem mais curto do que o percorrido em anos anteriores.

Os benefícios econômicos

Outro benefício da inovação tecnológica é econômico. Segundo dados do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, há redução de 97% no custo do atendimento em canais digitais em comparação ao atendimento presencial.

O gasto por processo cai de R$43,68 para menos de R$1,20. No ano de 2023, por exemplo, a IPM Sistemas gerou uma economia de cerca de R$6 bilhões para seus mais de 850 clientes de prefeituras, autarquias e órgãos públicos municipais.

O objetivo é que a aplicação da IA no planejamento da gestão e atendimento ao cidadão dobre esse valor até 2026, chegando a uma economia de R$12 bilhões anuais.

IA no planejamento público

Além de reduzir gastos, a Inteligência Artificial pode melhorar a qualidade dos investimentos públicos. A Dara, por exemplo, é capaz de antecipar o prognóstico de doenças como AVC, diabetes e infartos e contribui com a melhoria da gestão em outras áreas.

Pela aplicação de machine learning e deep learning, prevê desde causas prováveis para a evasão escolar até a localização ideal e a capacidade de atendimento necessária de diferentes estruturas do serviço público, como creches ou postos de saúde.

“O uso de dados contribui para que o gestor público conheça antecipadamente as demandas da sociedade e tenha mais assertividade na tomada de decisões sobre como e onde investir recursos que são escassos e fundamentais”, diz Ana Mees.

Sobre a IPM Sistemas

Gestão pública; IPM Sistemas; Inteligência ArtificialA IPM Sistemas, pioneira em Inteligência Artificial para gestão pública, transforma a eficiência dos serviços nos municípios, gerando bilhões em economia anual e promovendo avanços tecnológicos que beneficiam tanto gestores quanto cidadãos – Foto: IPM Sistemas/Divulgação

Há 28 anos embarcamos em uma missão de construir uma nova era da gestão pública através do melhor da tecnologia. Desde então, traçamos um caminho de excelência, sempre na vanguarda da inovação e eficiência em nosso segmento.

Em 2012, fomos os primeiros a lançar um sistema de gestão 100% em nuvem e, em 2023, novamente lideramos como os pioneiros em Inteligência Artificial.

Acreditamos na construção de uma nova era da gestão pública, pautada na eficiência, inteligência e promoção de qualidade de vida para todos. E isso só é possível através da tecnologia e da inovação.

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