Pular para o conteúdo

Inteligência Artificial: mais do que uma tendência, uma aliada da eficiência operacional e do engajamento de pessoas

Por Hugo Godinho, CEO na Dialog

Que a Inteligência Artificial chegou para ficar no nosso dia a dia todo mundo já sabe, mas o que talvez algumas pessoas ainda ignorem seja o potencial que esse tipo de tecnologia tem para facilitar as nossas atividades e nos ajudar a conquistar resultados cada vez mais expressivos. 

Segundo o relatório “O ROI da IA generativa”, publicado pelo Google Clouds no ano passado, 74% das empresas que usam Inteligência Artificial afirmaram alcançar o ROI no primeiro ano, enquanto 86% delas relataram um aumento de receita equivalente a 6% ou mais. 

Esses números mostram como a tecnologia, quando bem utilizada, pode impactar consideravelmente o sucesso do negócio — e é importante ter em mente que ela pode ser explorada em diferentes projetos da empresa, como a Comunicação Interna e o Engajamento de Pessoas. 

O estudo “Tendências da Comunicação Interna”, feito pela Aberje e pela Ação Integrada, mostra que a Inteligência Artificial, com 44% das respostas, era a principal bandeira tecnológica defendida pela área de Comunicação Interna no ano passado. E tudo indica que esse número deve aumentar.

De acordo a Gallagher, em 2024, 68% dos comunicadores declararam acreditar que a Inteligência Artificial terá um impacto importante nos próximos 5 anos. Além disso, a mesma pesquisa mostrou que, embora muitas pessoas ainda temam a implementação da tecnologia nas empresas, aquelas que já estão experimentando a Inteligência Artificial demonstram um aumento de 55% em relação à positividade no contato com a tecnologia. 

Esta é a mensagem que precisamos reforçar: a Inteligência Artificial não é uma inimiga das pessoas — muito pelo contrário, ela é uma importante ferramenta para ajudá-las a otimizar o tempo de trabalho e a dedicar mais esforços a tarefas estratégicas.

Na Dialog, desenvolvemos um ecossistema de Inteligência Artificial a partir desse propósito.  Temos investido nessa tecnologia desde 2023 e, de lá para cá, lançamos três módulos especiais que utilizam Inteligência Artificial para agregar valor ao cotidiano do profissional de Comunicação Interna. Fazemos isso agilizando a produção de conteúdo, monitorando o engajamento dos colaboradores no canal de comunicação, entregando análises preditivas e compartilhando insights personalizados que são valiosos para a estratégia da área. 

Principalmente na Comunicação Interna, setor cuja equipe costuma ser enxuta, a Inteligência Artificial chega para somar. Hoje em dia, adotar essa tecnologia em nossos processos deixou de ser algo inovador e passou a ser uma necessidade. Precisamos refletir apenas se as empresas estão preparando seus profissionais para esse momento. A Aberje mesmo, em outro relatório, já sinalizou: para os próximos anos, a habilidade mais relevante para os comunicadores será a adaptabilidade às novas tecnologias.

Falar sobre a implementação da Inteligência Artificial não é defender o fim do trabalho humano, mas enaltecer os ganhos que esse tipo de recurso traz, como o aumento da produtividade, a qualificação de talentos, a melhora na gestão da informação, a otimização de tarefas operacionais e a ampliação da análise de dados. Tudo isso precisa das pessoas para acontecer, e as empresas que enxergam essa relação de parceria e investem nela só têm a ganhar. 

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *