A Inteligência Artificial repetiu a máxima na 2ª Convenção Estadual Lojista, que foi nos dias 11 e 12 deste mês em Gramado, comandada pela Federação Varejista do RS, como assunto mais badalado e que gera mais interesse. A mensagem foi principalmente buscar caminho para simplificar, e a tecnologia pode ser uma grande aliada.
A gestora de varejo e bens de consumo no Google Cloud, Silvia Somazz, falou que o assunto vai entrar no relatório do Flash Black, que analisa soluções e desempenho das 30 maiores varejistas do Brasil, com foco em campanhas. A Black Friday é uma delas.
Silvia disse que o estudo foi agora incorporado pelas operações da gigante nos Estados Unidos e na Europa, a partir da iniciativa brasileira. A gestora citou que o uso de IA preocupa desde as grandes a pequenas empresas.
“Já aprendemos como trabalhar e não leva muito tempo. O que é rico na IA é pegar cenários e aplicar, mas precisa ter maturidade e conhecimento. Tem de estudar e conhecer”, sugeriu a gestora da Google. “A Inteligência Artificial veio para dar muito poder para a tecnologia”, aposta ela.

“A IA veio para dar muito poder para a tecnologia”, afirmou Silvia, da Google Cloud
PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Um dos empreendedores mais emergentes e fundador da Samba, Gustavo Caetano, deu uma mega dica: “Antes de pensar na ferramenta de IA tem de ver qual é o problema que deve ser resolvido”, advertiu Caetano. “Será que é IA que precisa?”, provocou o fundos da Samba. “Se não parar para pensar primeiro no problema, não adianta. Tem ferramenta para tudo. O ponto é o que se quer“, concluiu o empreendedor.
O presidente do SPC Brasil, Roque Pelizzaro Junior, disse que a IA é decisiva para auxiliar a operação e assertividade do birô de crédito, para tornar mais eficientes a formatação e os scores dos cadastros positivo e negativo.
No fechamento da convenção, uma das novidades entre ferramentas de IA foi apresentada e teve impulso no Rio Grande do Sul. O presidente da Federação Varejista do RS, Ivonei Pioner, destacou que a plataforma da CDL IA, que foi sugerida em maio deste ano à Confederação Nacional de CDLs (CNDL), já está disponível.

Mais de 500 pessoas ficaram atentas às mudanças que a tecnologia já pauta
PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
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