Pular para o conteúdo

Inteligência Artificial transforma processos de fusões e aquisições

Banner Aleatório

Fusões e aquisições
Fusões e aquisições/Imagem Pixabay

O mercado global de fusões e aquisições (M&A) movimenta cerca de US$ 3,4 trilhões por ano, com um volume anual entre 40 mil e 50 mil transações. Apesar dos desafios impostos por fatores políticos e econômicos, o setor mantém forte potencial de crescimento, agora impulsionado pelo uso da Inteligência Artificial (IA).

Banner Aleatório

Segundo Alexandre Cracovsky, CFA, professor do M&A Advanced Program da Trevisan Escola de Negócios e vice-presidente da Advisia Investimentos, a IA está alterando significativamente etapas essenciais dos processos de M&A, como a due diligence — investigação de riscos financeiros, tributários, trabalhistas e outros pontos cruciais para a viabilidade da transação.

“Com a IA, é possível automatizar a análise de documentos e antecipar a identificação de riscos, reduzindo o tempo médio de uma due diligence de 90 para 55 dias, segundo estudos de consultorias estratégicas”, afirma Cracovsky.

A tecnologia também tem papel relevante na identificação de potenciais alvos para aquisição. Ferramentas de IA conseguem cruzar grandes volumes de dados e redes de contato, sugerindo candidatos com base em tendências de mercado e critérios pré-definidos.

IA no valuation

Na fase de valuation, algoritmos ajudam a estimar valores de empresas com maior precisão e agilidade, considerando múltiplos fatores — financeiros, concorrenciais e setoriais. Apesar do apoio da IA, a experiência humana continua essencial para definir premissas e interpretar variáveis específicas.

– Publicidade –

Alexandre Cracovsky
Alexandre Cracovsky/Foto: divulgação

Cracovsky destaca ainda que a IA tem contribuído para elevar as taxas de sucesso das operações, especialmente ao melhorar a assertividade das análises e facilitar a integração no pós-fusão. Falhas comuns, como pagamentos acima do valor real ou expectativas exageradas, tendem a ser mitigadas com o uso da tecnologia.

“O sucesso de um M&A depende da integração eficiente e do alcance das metas traçadas. A IA tem se mostrado aliada importante para aumentar essas chances em todas as etapas do processo”, conclui o especialista.

Leia também:

Nova inteligência artificial brasileira será lançada em agosto

Inteligência Artificial avança no varejo. Revolução está só no começo

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *