Inteligência artificial: uma questão emergente

Qui | 08.08.24

2024-08-08.jpg

A inteligência artificial (IA) está a transformar rapidamente diversos setores e a educação não é exceção. Com ela, abrem-se novas possibilidades e novos desafios para a educação e para as bibliotecas escolares. No entanto, é essencial que estas tecnologias sejam implementadas de forma responsável e inclusiva, assegurando-se o seu uso ético.

Com o objetivo de “responder a questões emergentes e a mudanças contextuais, projetando o futuro”, tal como se encontra inscrito no Quadro Estratégico da RBE 2021-2027, ao longo de 2022-2023 a Rede de Bibliotecas Escolares publicou muitos artigos sobre a temática da inteligência artificial, procurando abarcar múltiplas perspetivas e dar a conhecer posições de diferentes personalidades e organismos internacionais sobre o assunto. Temos agora oportunidade de os (re)ver.

____________________________________________________________________________

 

 

Qui | 07.09.23

Conheça o pensamento desafiante de Yuval Noah Harari sobre o potencial revolucionário da inteligência artificial.

____________________________________________________________________________

 

Qui | 21.09.23

 

 

A Unesco publicou, no dia 7 de setembro de 2023, um texto para orientar o uso de ferramentas de inteligência artificial generativa em contexto educativo e investigação. Conheça aqui as orientações para ajudar a mitigar potenciais riscos para os valores humanísticos fundamentais.

____________________________________________________________________________

 

Sex | 20.10.23

 

 

 

Porque faz parte do dia-a-dia e tem enorme potencial, é importante envolver os alunos na reflexão e uso crítico de IA. Há questões controversas que podem analisar, investigar e discutir para saber tomar decisões informadas e intervir na discussão pública.

____________________________________________________________________________

 

Seg | 06.11.23

 

 

 

A declaração política da IFLA sobre Bibliotecas e IA estabelece considerações para a sua utilização com alunos e outros utilizadores e define o papel que os bibliotecários – e o professor bibliotecário – podem desempenhar no setor da IA.

____________________________________________________________________________

 

 

Ter | 12.12.23

 

O Grupo Especial de Interesse em Inteligência Artificial da IFLA publicou um documento de trabalho que pretende “apoiar a tomada de decisões locais sobre IA”, Desenvolvendo uma resposta estratégica de biblioteca à Inteligência Artificial, que está aberto a comentários e sugestões feitas num formulário disponível. Conheça o conteúdo do documento através do artigo no blogue RBE.

____________________________________________________________________________

📷 Imagem de Tung Nguyen por Pixabay

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima