A gestão de ficheiros é mais fácil do que nunca nos dispositivos Android, graças a aplicações como o Ficheiros do Google. Dito isto, oferece aos utilizadores um controlo granular sobre os seus ficheiros preciosos e outros dados. A propósito disto informações recentes revelaram os planos da Google para trazer resumos baseados em IA para esta aplicação. Na prática chegam para fornecer uma visão geral rápida de documentos longos baseados em texto. Agora, um relatório de acompanhamento revelou mais detalhes sobre esta função específica, incluindo informações sobre como os dados se gerem. Mas afinal o que vai fazer a inteligência artificial na app de ficheiros da Google?
Inteligência Artificial vai chegar à app de ficheiros da Google
Algumas linhas de código encontradas na aplicação Ficheiros do Google (versão 1.4678.667290778.0-release beta) pelo site Android Authority revelam como os resumos de IA funcionarão na aplicação. Nisto inclui-se a capacidade de “descrever o que está nos ficheiros”. Além disso, a aplicação vai dizer aos utilizadores que estes resumos serão “gerados no dispositivo”, mantendo quaisquer preocupações com a privacidade à distância.
Uma das strings menciona como os resumos de IA podem ser desativados na página de configurações da aplicação. Isto para que os utilizadores não sejam obrigados a usar esta função.
Embora o Android Authority tenha ativado a opção Mostrar resumos nas definições, ainda não está funcional. Esta opção irá encontrar o seu lugar dentro da categoria Procurar nas Definições da aplicação Ficheiros, encaixando mesmo por baixo da pasta Segura. O texto correspondente explica como esta funcionalidade permitirá aos utilizadores obter resumos de IA de ficheiros que incluam texto.
Por último, dado que esta funcionalidade se destina à execução no dispositivo, não deve ser surpreendente que aproveite as capacidades do Gemini Nano. Isto também se destacou pelo 9to5Google quando esta novidade surgiu no início deste mês.
Entretanto quanto a datas de lançamento, estes sinais apontam que os resumos gerados por IA estão quase a chegar a app de ficheiros da Google. No entanto, se o Gemini Nano for um pré-requisito para que tudo funcione, há pessoas que ainda podem ficar de fora. É que este modelo é compatível apenas com poucos dispositivos Pixel e Galaxy.