Com ampla audiência, o primeiro Workshop do Laboratório de Inteligência ARtificial para Aplicações AeroEspaciais e Ambientais (LIAREA) foi realizado no dia 26 de junho. No formato híbrido, o evento ocorreu no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), com transmissão ao vivo pelo YouTube.
Criado em 2024 na Coordenação de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico (COPDT) do INPE, o LIAREA tem como objetivo realizar pesquisa e desenvolvimento em inteligência artificial aplicada a problemas nas principais áreas de atuação do Instituto.
No total, foram realizadas 14 apresentações de integrantes do LIAREA nas áreas de Previsão de Tempo e Clima, Astrofísica e Espaço, Sensoriamento Remoto, Drones e Visão Computacional e Modelos de Linguagem.
O laboratório é composto por servidores do Instituto, colaboradores externos, alunos de doutorado e mestrado do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PGCAP) do INPE, além de estudante de iniciação científica.
O diretor do INPE, Antônio Miguel Vieira Monteiro, apresentou na abertura do evento uma retrospectiva das ações do Instituto na área de inteligência artificial e as diretivas atuais para o LIAREA. Também houve uma palestra de Fábio Alves de Oliveira, da NVIDIA, abordando a interação da empresa com o INPE.
O evento foi gravado e pode ser assistido no canal do INPE no YouTube.
- Workshop aconteceu no Auditório Sergio Sobral do INPE
- Participantes do primeiro workshop do LIAREA