Pular para o conteúdo

Lançamento da Xiaomi: novo modelo de IA com raciocínio competitivo chega ao mercado em 18/12/2025 – Tec

Banner Aleatório

A empresa chinesa Xiaomi lançou nesta semana um modelo de linguagem de inteligência artificial para competir com versões recentes já disponíveis no mercado, como o Gemini, o DeepSeek e sistemas da OpenAI, como o ChatGPT.

Banner Aleatório

O modelo, chamado MiMo-V2-Flash, já está disponível para testes públicos e é descrito pela empresa como “poderoso, eficiente e ultrarrápido”, com destaque para tarefas de raciocínio, codificação e agentes, além de uso como assistente geral para atividades do dia a dia.

A chinesa Luo Fuli, uma das pesquisadoras envolvidas no desenvolvimento do modelo com passagem pela DeepSeek, publicou em seu perfil no X que “este é apenas o segundo passo no nosso modelo de AGI”, em referência à sigla de inteligência artificial geral, conceito que descreve sistemas capazes de realizar tarefas cognitivas em nível humano ou superior.

“Meus sinceros agradecimentos à minha equipe; eles transformaram essas ideias em realidade, do zero, em produtos prontos para uso em apenas alguns meses”, escreveu Luo.

Segundo a Xiaomi, o MiMo-V2-Flash foi projetado para priorizar capacidade de raciocínio, codificação e uso em sistemas de agentes, não se limitando a tarefas matemáticas ou de programação. A empresa também afirma que o modelo pode atuar como um assistente para tarefas cotidianas, incluindo apoio à escrita e à geração de ideias.

A companhia destaca que o MiMo-V2-Flash se sobressai na relação entre custo e velocidade de inferência, oferecendo respostas rápidas a um preço inferior ao de modelos concorrentes, característica considerada relevante para aplicações em larga escala.

Nos benchmarks divulgados pela Xiaomi, o modelo apresenta desempenho competitivo em tarefas de raciocínio quando comparado a outros sistemas, especialmente em relação aos também chineses Kimi-K2 e DeepSeek-V3.2.

O MiMo-V2-Flash, no entanto, fica atrás do Gemini 3.0 Pro e de modelos avançados da OpenAI em testes de raciocínio mais complexos, embora se aproxime do desempenho do Chat GPT 5.0 em parte das avaliações.

Em testes de escrita criativa, o modelo supera o Claude Sonnet 4.5 e o Kimi-K2, mantendo desempenho competitivo frente ao DeepSeek-V3.2. Já em benchmarks que avaliam prompts mais difíceis e ambíguos, voltados ao julgamento e ao raciocínio aberto, o sistema da Xiaomi apresenta resultados inferiores aos de parte dos concorrentes.

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *