Pular para o conteúdo

Lançamento de site da Alexa atrasa e expõe desafio da Amazon com IA

Banner Aleatório

Executivo anunciou plataforma em fevereiro, mas empresa ainda enfrenta dificuldades técnicas e recepção mista do público

Banner Aleatório
alexa
Imagem: DIA TV/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

A Amazon enfrenta desafios para lançar a nova versão de sua assistente virtual baseada em IA, a Alexa+, e seu novo site, “Alexa.com”, anunciado como um concorrente direto de plataformas como o ChatGPT.

Embora o executivo Panos Panay tenha prometido em fevereiro um lançamento em breve, documentos internos vistos pelo Washington Post revelam atrasos.

Inicialmente previsto para junho, o lançamento do site foi adiado para 31 de julho, refletindo a complexidade do projeto e as dificuldades da Amazon em competir no mercado de chatbots avançados.

alexa
Com acesso antecipado liberado para milhões de usuários, Alexa+ promete muito, mas ainda não entregou tudo que se espera (Imagem: fabioderby/iStock)

Problemas na nova Alexa

  • A Alexa+, disponível para assinantes Prime, visa modernizar a assistente de voz lançada em 2014, tornando-a mais conversacional e útil em tarefas complexas, como planejar viagens, resumir documentos e redigir textos.
  • Ao contrário do modelo tradicional baseado em comandos curtos, o novo sistema permite interações mais longas e detalhadas, por meio do navegador, sem necessidade de dispositivos Echo.
  • No entanto, usuários em fase de acesso antecipado relataram problemas como lentidão nas respostas, navegação confusa e insatisfação com a nova voz, descrita como “muito tagarela”.
  • A Amazon afirma que mais de 90% dos recursos prometidos já estão ativos e que o feedback dos usuários está ajudando a ajustar a experiência.

Leia mais

alexa amazon
Amazon já liberou Alexa com IA para assinantes, mas o produto ainda parece estar aquém do ideal (Imagem: pianodiaphragm/Shutterstock)

Concorrentes também enfrentam obstáculos

A reformulação da Alexa ocorre em um momento em que concorrentes como Google (Gemini), Anthropic (Claude) e Apple enfrentam seus próprios desafios na adaptação de assistentes virtuais à era da IA generativa.

A Apple, por exemplo, adiou recursos avançados da Siri por não atingirem seu padrão de qualidade.

A Amazon espera que a Alexa+ e o chatbot Rufus representem seu avanço na IA para o consumidor final, enquanto expande também suas ofertas em nuvem. O CEO Andy Jassy sinalizou que os ganhos de produtividade com IA podem levar à redução de funcionários corporativos no futuro.

Alexa
Site da Alexa, aposta da Amazon para competir com o ChatGPT, não ficou pronto na data previsra (Imagem: MAHATHIR MOHD YASIN/Shutterstock)


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados.
O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis,
mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.


Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *