Brasília, 11/03/2025 – O uso da inteligência artificial para auxiliar em ações de combate ao crime foi o tema central do encontro do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e do presidente jurídico da OpenAI, Che Chang, nesta terça-feira (11), no Palácio da Justiça, em Brasília (DF). A companhia é a responsável pelo desenvolvimento da ferramenta ChatGPT.
A agenda foi acompanhada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Manoel Carlos de Almeida Neto, que destacou a atenção da pasta com novas possibilidades de recursos e a potencial contribuição de empresas que atuam na área tecnológica.
Segundo Manoel Carlos, a inteligência artificial está pautando o mundo em diversas áreas e o MJSP está atento ao tema. “Vemos muito potencial em utilizar esses recursos para a formulação de políticas na área da segurança pública, além de apoiar os entes federados com iniciativas desenvolvidas no âmbito da pasta”, relata o secretário-executivo do MJSP.
Também participaram do encontro a vice-presidente jurídica da OpenAI, Ashley Pantuliano; o gerente de Políticas Públicas para a América Latina da OpenAI, Nicolas Robinson Andrade; e a representante da Alandar Consultoria Natália Paiva.