O CEO da Microsoft AI, Mustafa Suleyman, reconheceu em entrevista à Bloomberg que a atual geração da Inteligência Artificial da Google – o Gemini – apresenta capacidades superiores aos do Copilot da própria empresa.
As declarações de Suleyman são algo raro no panorama atual da Inteligência Artificial, onde temos verificado uma autêntica ‘corrida’ entre empresas tecnológicas, cuja rivalidade está a levar a avultados investimentos e também ‘roubo’ de talento’.
“[O Gemini 3] consegue fazer coisas que o Copilot não consegue”, afirmou Suleyman, acrescentando de seguida que a Inteligência Artificial da Microsoft também apresenta capacidades que não estão ao alcance do Gemini da Google.
“Na verdade, o Copilot é incrível para visão. Consegue ver tudo o que estás a ver e falar contigo em tempo real. podes partilhar o teu ecrã com o Copilot num telemóvel ou portátil, falar com ele e ter feedback. Estamos a tentar imaginar a experiência quotidiana de ter este assistente muito inteligente ao teu lado, que pode ajudar a desbloquear-te quando ficas preso”, explicou o líder da divisão de Inteligência Artificial da Microsoft.
Serve recordar que a Microsoft não parece ser a única empresa a trabalhar em Inteligência Artificial que terá ficado impressionada com as capacidades do Gemini 3.
Também a OpenAI terá ficado surpreendida com o trabalho da Google neste novo modelo de linguagem, levando até o cofundador e CEO Sam Altman a decretar “código vermelho” para acelerar o desenvolvimento dos modelos, projetos e iniciativas dentro da empresa.
Leia Também: “Não precisamos de códigos vermelhos”. Anthropic ‘ri-se’ das rivais de IA


