Lívian Aragão usou as redes sociais neste sábado (17) para denunciar a circulação de um vídeo falso gerado por inteligência artificial que envolve seu pai, o humorista Renato Aragão. Segundo ela, o conteúdo foi produzido a partir de manipulação digital e associa o artista a situações inexistentes, com acusações que não correspondem à realidade.
Em um vídeo publicado no Instagram, no formato de Reels, Lívian afirmou que as imagens simulam Renato em uma cena criada artificialmente. De acordo com o relato, o material sugere episódios ofensivos e violentos que nunca ocorreram.
+ Mansão de Renato Aragão já foi vendida, mas negócio termina em disputa judicial
Na legenda da publicação, ela escreveu: “O meu pai, Renato Aragão, tem 91 anos e não consegue ter um dia de paz. Está circulando um vídeo feito com inteligência artificial, que mostra meu pai em uma cena completamente falsa, ofensiva e violenta”.
Na mesma manifestação, Lívian classificou o conteúdo como uma agressão à imagem do pai e da família. “Além de ser uma grande mentira, é um ataque, difamação e desumano”, afirmou.
Filha de Renato Aragão cobra regulamentação da IA
Ela também destacou o uso indevido da tecnologia, ao dizer que “a inteligência artificial não foi feita para ser uma ferramenta de ataque, mas para ajudar as pessoas”, acrescentando que “são as próprias pessoas que usam a IA como ferramenta de ataque”.
+ De heliponto a campo de futebol: veja fotos da mansão de Renato Aragão com dívida de IPTU
A publicação incluiu ainda um apelo para que o vídeo não seja compartilhado e um pedido por medidas que coíbam esse tipo de prática.
Lívian cobrou a criação de regras específicas no Brasil para lidar com crimes cometidos por meio de inteligência artificial e questionou a recorrência desse tipo de episódio. “Até quando vamos passar por isso?”, escreveu, ao mencionar o impacto desse tipo de conteúdo para a família.
Veja o vídeo abaixo:

