Pular para o conteúdo

Locadoras usam inteligência artificial para cobrar até R$ 3.000 por arranhões já existentes

Banner Aleatório

uveye locadora scanner ia (1)uveye locadora scanner ia (1)
uveye locadora scanner ia (1)

As promessas de modernidade nas locadoras de veículos acabaram se tornando motivo de dor de cabeça para muitos consumidores.

Banner Aleatório

Depois da polêmica com a Hertz, agora é a vez da Sixt entrar no radar.

Duas denúncias envolvendo cobrança por danos que já estavam presentes nos carros colocaram a empresa alemã em maus lençóis — e levantam um alerta: a inteligência artificial pode estar sendo usada para enganar o cliente.

Nos dois casos, os consumidores receberam cobranças altíssimas por arranhões e marcas nos carros alugados.

uveye locadora scanner ia (2)uveye locadora scanner ia (2)
uveye locadora scanner ia (2)

Só que, ao analisar com calma os registros enviados como “prova”, descobriram que as fotos usadas pela Sixt tinham sido tiradas no momento da retirada do carro, e não na devolução.

Ou seja: a empresa estava cobrando por danos que já existiam no veículo antes do uso.

Um dos casos aconteceu em Atlanta, nos Estados Unidos, e envolve um cliente que alugou um Mazda CX-50. Ele foi cobrado em US$ 605,82 — cerca de R$ 3.300 — por um suposto dano na roda.

O problema? A própria imagem apresentada pela Sixt como “evidência” tinha a data de saída da locação. Quando o cliente mostrou o erro, a cobrança foi cancelada, mas só após pressão e ameaça de levar o caso à gerência.

uveye locadora scanner ia (3)uveye locadora scanner ia (3)
uveye locadora scanner ia (3)

O segundo caso é quase um espelho do primeiro, mas ocorreu no aeroporto Ronald Reagan, em Washington. Após devolver o carro sob forte chuva, o cliente recebeu uma cobrança de US$ 650 por dois pequenos arranhões.

Ao revisar as imagens, percebeu que o carro estava seco nas fotos e que, mais uma vez, a data correspondia à retirada do veículo. Quando ele apontou o erro, a cobrança foi imediatamente anulada.

As locadoras vêm apostando em scanners com inteligência artificial como uma solução para aumentar a precisão e a agilidade nas vistorias.

Empresas como a Hertz já adotaram o sistema da UVeye, enquanto a Sixt utiliza seu próprio sistema, chamado Car Gate. Outras marcas, como Avis e Enterprise, ainda estão cautelosas ou negam o uso dessas tecnologias.

Na teoria, esses sistemas deveriam proteger clientes e empresas, criando registros digitais confiáveis.

Na prática, porém, os relatos mostram que o uso da IA não só mantém os velhos problemas das inspeções humanas, como está gerando novos abusos — com ameaças de cobrança, erro nas datas das fotos e uso de danos antigos como desculpa para faturar mais.

A Sixt pediu desculpas pelas situações e afirmou que o caso “não representa seus padrões de serviço”, mas não explicou como o erro aconteceu.

Enquanto isso, o consumidor precisa ficar ainda mais atento: com IA ou sem IA, a vistoria continua sendo um jogo de nervos — e, ao que tudo indica, nem sempre justo.

[Fonte: The Drive ]

google news2google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *