O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, disse na noite desta segunda-feira (16) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu chamar os chefes do Judiciário e do Legislativo para discutir, amanhã à tarde, medidas conjuntas contra as queimadas, que atingiram e atingem diversas regiões do país e também a cidade de Brasília, no Distrito Federal.
Segundo Pimenta, a intenção do presidente com essa convocação é que o assunto das queimadas seja tratado de forma compartilhada, como um “tema de Estado” e não de governo. Ainda de acordo com o ministro, já confirmaram presença na reunião os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Somente após esse encontro, o governo deve divulgar as medidas que estão sendo pensadas pela gestão petista para combater os incêndios.
Além disso, Lula estendeu o mesmo convite ao presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e ao procurador-geral da República, Paulo Gonet. Esses dois nomes, no entanto, ainda não teriam confirmado presença no encontro, marcado para acontecer às 16h30 da terça-feira (17).
A decisão de fazer uma discussão ampliada sobre o tema das queimadas se deu, segundo Paulo Pimenta, depois de o presidente Lula se reunir hoje com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. No encontro, Marina teria apresentado um “diagnóstico” da situação das queimadas no país.
O ministro da Secom contou ainda que o titular da Casa Civil, Rui Costa, está avaliando convocar os governadores para uma reunião ampliada sobre o mesmo assunto. Essa ideia, porém, dependerá da agenda dos representantes dos Estados.
Hoje cedo, Lula já havia se reunido com os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva, da Justiça, Ricardo Lewandowski, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, e da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para discutir justamente as queimadas e incêndios.
Também participaram dessa conversa, no Palácio do Planalto, ministros da área política do governo, como Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais).
Ontem, inclusive, Lula sobrevoou Brasília para avaliar a extensão do fogo que afetou a capital federal. “Neste domingo, juntamente com a Janja, sobrevoei o Parque Nacional afetado por um incêndio de grandes proporções, como tantos que têm ocorrido por todo o país. O governo federal está atuando junto com o Corpo de Bombeiros do DF para ajudar no combate às chamas”, publicou Lula nas redes sociais.