Lula promete reduzir preço do arroz e anuncia novo leilão de importação

Lula promete reduzir preço do arroz e anuncia novo leilão de importação

219780537e25df4a02ea8a4c4babbe3d03d2c8few 1024x683 1
Lula Foto: EFE/Andre Borges

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou neste sábado (24) que está empenhado em reduzir o preço do arroz no Brasil. Durante um comício na Zona Sul de São Paulo, no evento da campanha de Guilherme Boulos (PSOL) à Prefeitura, Lula revelou que está em negociação com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, para encontrar uma solução. O presidente mencionou que o leilão anterior de importação de arroz foi anulado após denúncias de irregularidades nas empresas vencedoras, que não apresentaram a capacidade técnica e financeira necessária para participar do processo.

“Eu ando brigando com o Paulo Teixeira porque faz mais de dois meses que eu mandei fazer um leilão para abaixar o preço do arroz no Brasil. Não foi possível fazer a importação porque teve um erro na licitação, uma denúncia, e nós anulamos a licitação. Mas ele [Teixeira] sabe que eu estou no pé dele para abaixar o preço do arroz”, declarou Lula durante o evento, ao lado de autoridades do governo federal e estadual.

Em junho, o governo federal cancelou o leilão para a compra de 263 mil toneladas de arroz importado devido a problemas com as empresas vencedoras. Segundo o presidente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Edegar Pretto, a intenção é realizar um novo leilão com um modelo que garanta a participação de empresas qualificadas, contando com o apoio da Controladoria-Geral da União e da Advocacia-Geral da União.

Lula também fez referência a seus esforços anteriores para reduzir os preços da carne no país, afirmando: “Eu disse que ia abaixar o preço da picanha e abaixou”. O presidente enfatizou que o governo continuará buscando medidas para controlar os preços dos alimentos básicos no Brasil.

Source link

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *