Maduro revoga custódia do Brasil em embaixada, mas governo Lula não cede

“De acordo com o que estabelecem as Convenções de Viena sobre Relações Diplomáticas e sobre Relações Consulares, o Brasil permanecerá com a custódia e a defesa dos interesses argentinos até que o governo argentino indique outro Estado aceitável para o governo venezuelano para exercer as referidas funções”, explicou.

O governo brasileiro ainda ressaltou “a inviolabilidade das instalações da missão diplomática argentina, que atualmente abrigam seis asilados venezuelanos além de bens e arquivos”.

O cerco aumenta a tensão diplomática e passa a ser acompanhado de perto pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O gesto ocorre ainda depois da ordem de captura lançada pela Justiça venezuelana contra o candidato da oposição, Edmundo González.

Nesta semana, foi o governo da Argentina que enviou ao Tribunal Penal Internacional um pedido para que haja uma ação para solicitar a prisão de Maduro.

A oposição venezuelana, nas redes sociais, também denunciou que forças de segurança estão cercando o local. Pedro Noselli, coordenador de internacional da líder opositora María Corina Machado, divulgou a situação nas redes sociais. O homem, que está asilado no local, relatou que homens encapuzados e armados estavam cercando a embaixada por volta das 20h30 (horário local; 21h30, no horário de Brasília).

Embaixada da Argentina em Caracas foi cercada por agentes das forças de ordem do governo Maduro
Embaixada da Argentina em Caracas foi cercada por agentes das forças de ordem do governo Maduro Imagem: Reprodução/Instagram/@pedrourruchurtu

Às 23h20 (horário de Brasília), Pedro Noselli publicou outro vídeo no Instagram para mostrar a movimentação ao redor da embaixada. Segundo o coordenador, mais agentes encapuzados e armados, e patrulhas chegam ao local. No registro, é possível visualizar ao menos seis carros em movimento e o que seria uma viatura com o giroflex ligado.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima