Internautas usam o Gemini para exploração e o Lens para buscas visuais, exemplos de inovação, diz a big tech
Mais de 5 trilhões de pesquisas são realizadas no Google anualmente. Segundo a big tech, porém, a maneira como as pessoas pesquisam muda a cada ano. Atualmente, os internautas usam, por exemplo, o Gemini para exploração e o Lens para buscas visuais.
O Lens, por exemplo, é usado para mais de 20 bilhões de consultas de pesquisa visual por mês, “destacando o uso crescente da pesquisa visual como uma ferramenta para encontrar informações e produtos”, diz a empresa.
“Conforme os hábitos de busca se transformam, os consumidores passam a esperar respostas intuitivas e instantâneas, adaptadas às suas necessidades”, afirma a companhia.
Segundo o Google, nas telas dos celulares o conteúdo também se transformou, à medida que os planos de dados móveis ampliaram o alcance do vídeo. “Rolar a tela é a versão moderna de ‘olhar vitrines’”, diz a big tech.
Já quando se fala em intenção comercial, por exemplo, o YouTube Shorts “tem lugar garantido no coração dos usuários”, com 85% dos usuários que afirmam que a plataforma permite a descoberta de coisas que gostam e, em seguida, assistam às versões mais longas dessas coisas.
Para 81% dos consumidores de vídeo do Brasil, o YouTube os ajuda a decidir o que comprar, comparado a uma média de 63% das demais plataformas.
“Os consumidores de hoje mudaram seus comportamentos. A maneira de interagir com as informações é multimodal, alternando entre ações e dispositivos”, diz o Google.