A Inteligência Artificial (IA) está se firmando como uma importante aliada na rotina dos empreendedores e PMEs brasileiras, proporcionando automações que economizam tempo e dinheiro e permitindo que os empresários foquem em atividades que ainda não podem ser delegadas à tecnologia. Um levantamento realizado pela Zoox Smart Data, empresa especializada em tecnologia e inovação focada em soluções de dados e IA, revelou que 75,86% dos pequenos e médios empresários (PMEs) já utilizam ferramentas de IA em seus negócios.
O estudo mostrou que o uso mais comum da IA está no atendimento ao cliente, adotado por 47,77% dos entrevistados. Em seguida, 26,62% utilizam a tecnologia para criar conteúdo para redes sociais, 16,05% a aplicam em pagamentos e 9,56% na prospecção de negócios. Para 79,22% dos empresários, a adoção da IA gerou ganhos significativos em eficiência e economia, e 84,41% afirmaram que recomendariam o uso das ferramentas a outros empreendedores.
Quando perguntados sobre as plataformas mais utilizadas, o ChatGPT liderou com 50,19% das menções, seguido por Gemini (7,77%), Copilot (6,02%), GitHub Copilot (2,92%) e outras ferramentas (33,1%). O estudo também destacou os segmentos que mais adotaram a IA: beleza e estética (23,45%), fitness e saúde (14,66%), serviços (13,42%), alimentação (10,96%), pet (4,72%) e outros (32,8%).
Para Rafael de Albuquerque, CEO da Zoox Smart Data, o estudo reforça a relevância crescente da IA no ambiente empresarial brasileiro. “A pesquisa trouxe insights e dados muito interessantes sobre a adoção da IA por empresários do ramo PMEs. Oito em cada dez que já utilizam alguma plataforma de IA recomendam a utilização para quem ainda não faz uso. Possivelmente, essa indicação ou sugestão é reflexo da economia de tempo e dinheiro, apontada por quase 80% dos pesquisados. Podemos concluir que esse é um movimento crescente e abrangente, que vai das grandes empresas até uma PME”, afirma Albuquerque.
IA pode ajudar PMES a identificar tendências e impulsionar vendas
Marcos Santos, CEO da Aquarela Analytics, pioneira em Inteligência Artificial e análise de dados no Brasil, destaca a importância de entender e interpretar os dados gerados pela IA para decisões estratégicas. “Acredito que a adoção de ferramentas de IA é essencial para pequenos e médios negócios que desejam crescer de forma rápida e inteligente. Com o uso de IA é possível automatizar tarefas repetitivas, como, por exemplo, atendimento ao cliente, geração de relatórios, criação de textos e artes, liberando os colaboradores para atividades mais estratégicas. Além disso, permite a previsão de demanda e tendências e pode ajudar a identificar sazonalidades de produtos e serviços”, explica Santos.
Santos também ressalta que a IA permite a descoberta de novas oportunidades de negócios ao identificar padrões e tendências nos dados que passariam despercebidos manualmente. “Outra área que tem crescido muito é descobrir novos GAPs e criar oportunidades de negócio, quando a IA identifica padrões e tendências nos dados que seriam difíceis de detectar manualmente, permite que a análise desses dados identifique novas oportunidades adaptadas rapidamente às mudanças do setor. Isso é um fator determinante para liderar um segmento e ganhar percentual de mercado”, conclui.
A pesquisa contou com a participação de 22.910 empresários, consolidando um panorama robusto sobre a crescente adesão da IA no setor de PMEs.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!