Para aprimorar a análise de grandes volumes de dados bancários (extraídos do sistema Simba) e fiscais, com uso da Inteligência Artificial – IA, a Escola Superior do Ministério Público do Paraná promoverá, no dia 19 de agosto, às 9h, uma oficina Mão na Massa, na modalidade on-line, com utilização do Gemini em conjunto com o Google Sheets.
O encontro apresentará um roteiro prático e replicável, que vai da formulação de comandos (Prompts) até a elaboração e revisão de relatórios técnicos investigativos precisos e robustos, promovendo maior agilidade e qualidade na produção probatória.
Serão abordados temas como a engenharia de Prompts para contextualização dos casos, a análise eficiente de dados fiscais e o tratamento de dados bancários (Simba) para identificar padrões suspeitos. Além disso, será explorado o cruzamento desses dados com outras provas, utilizando inteligência artificial para validar e conectar as informações.
Convidado:
Rodrigo Duré Fernandes Branco – Auxiliar técnico no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – Gaeco – Regional Cascavel/PR.
Mediação:
Fernanda da Silva Soares – Promotora de Justiça. Coordenadora Geral da Escola Superior do MPPR.
Público:
Integrantes do MPPR
Trilha:
Forma de participação:
À distância. A proposta será de forma síncrona (ao vivo).
Certificado:
A Escola Superior do Ministério Público do Estado do Paraná encaminhará, por e-mail, os certificados àqueles que obtiverem no mínimo frequência de 75% na oficina.
Anote na agenda:
Data: 19 de agosto de 2025
Horário: das 9h às 11h

![Mão na Massa - [IA em ação] Gemini na análise integrada de dados bancários (Simba) e fiscais 1 Banner Aleatório](https://gptgov.com.br/wp-content/uploads/2025/03/EMPRESAS-E-PROFISSIONAIS.jpg)