Meio & Mensagem
2 de agosto de 2024 – 11h30
Com informações do Ad Age
O Google deixou de exibir na televisão dos Estados Unidos um comercial temático dos Jogos Olímpicos após receber muitas críticas nas redes sociais. O vídeo ainda pode ser encontrado no Youtube, mas a gigante de tecnologia desativou os comentários.
Com o nome de “Dear Sydney”, a campanha foi desenvolvida internamente e tinha a proposta de promover a plataforma Gemini, de inteligência artificial. Os espectadores, contudo, não aprovaram o storytelling.
No vídeo, um pai ajuda sua filha a escrever uma carta à velocista Sydney McLaughlin-Levrone, ídolo da garota no esporte Olímpico. Porém, em vez de encorajar a menina a expressar seu sentimento, o pai delega ao Gemini a responsabilidade de escrever a carta para a atleta. Assista:
As pessoas criticaram bastante o comercial nas redes sociais. Muitos argumentaram que a IA estaria fazendo algo que seria muito importante para a formação das crianças enquanto outros pontuaram que o Google estaria reforçando o medo de que os trabalhos humanos podem ser substituídos pela inteligência artificial.
O comercial teve uma exibição significativa ao longo da cobertura Olímpica na NBCU, a TV estadunidense que detém os direitos de exibição dos Jogos, além de ter sido veiculado em outros canais.
“Embora o comercial tenha sido testado bem antes de ir ao ar, pelo feedback, decidimos eliminá-lo gradualmente da exibição durante a Olimpíada”, declarou um porta-voz do Google ao Ad Age.
A companhia havia defendido o comercial no início da semana, em um comunicado. “Acreditamos que a inteligência artificial pode ser uma importante ferramenta para aprimorar a criatividade humana, mas que nunca a substituirá. Nosso objetivo era criar uma autêntica história de celebração do Time USA. Ele mostra uma admiradora do atletismo e seu pai e pretende mostrar como o aplicativo do Gemini pode fornecer um ponto de partida para alguém que procura ideias para sua escrita”.