Pular para o conteúdo

Mercado cripto ultrapassa quatro biliões com nova lei nos EUA | Criptomoedas

Banner Aleatório

O valor total de mercado dos criptoactivos ultrapassou, pela primeira vez, os quatro milhões de milhões (ou biliões) de dólares, perto de 3,5 milhões de milhões de euros, impulsionado pela valorização das altcoins e pelo ímpeto gerado por uma ambiciosa iniciativa legislativa nos Estados Unidos para regular o sector.

Banner Aleatório

O mercado de opções revela que os investidores estão a reforçar as apostas em novos máximos nas próximas semanas.

“O caminho da bitcoin para os 150.000 dólares parece cada vez mais inevitável”, afirmou Fadi Aboualfa, director de investigação da Copper. A criptomoeda original representa cerca de 60% do valor total do mercado digital.

Este marco histórico surge na sequência da aprovação da primeira legislação federal de sempre dedicada às stablecoins — uma conquista assinalável numa semana que os legisladores baptizaram como a “semana cripto”. O projecto de lei, apoiado pelos Republicanos e promovido pelo Presidente Donald Trump, estabelece um enquadramento de supervisão federal ou estadual para as stablecoins indexadas ao dólar. O objectivo é conferir legitimidade a um mercado actualmente avaliado em 265 mil milhões de dólares, mas que, segundo projecções do Citigroup, poderá atingir os 3,7 biliões até 2030.

As altcoins — termo que designa genericamente todos os tokens que não são bitcoin — lideraram esta nova fase de valorização. A Ether subiu 22% nos últimos cinco dias, enquanto a Bitcoin, o activo de referência do sector, atingiu um novo máximo histórico de 123.205 dólares no início da semana. A Uniswap chegou a valorizar 24% na sexta-feira e a Solana avançou 6,5%.

Na quinta-feira, a Câmara dos Representantes aprovou ainda um projecto de lei mais abrangente sobre a estrutura do mercado de criptomoedas, que segue agora para apreciação no Senado.

Entretanto, os investidores continuam a canalizar fundos de forma significativa para os ETF (fundo cotado em bolsa) de criptomoedas cotados nos EUA. Os fundos de Bitcoin já atraíram 5,5 mil milhões de dólares em entradas de capital só em Julho, enquanto os ETF de Ether captaram 2,9 mil milhões.

“Desde o lançamento dos ETF de Bitcoin, temos assistido a uma formação de preços consistente, e a recente subida mantém-se, de facto, dentro da normalidade”, comentou Aboualfa. “Se os actuais fluxos de capital se mantiverem — mesmo durante o Verão, tradicionalmente mais calmo — poderemos ver a Bitcoin ultrapassar os 140 mil dólares em Setembro, com potencial para atingir os 150 mil no início de Outubro.”

A procura subjacente por Bitcoin mantém-se robusta, com um volume elevado de contratos em aberto (“open interest”) em opções com preço de exercício nos 130 mil dólares e expiração a 1 de Agosto, segundo dados da Deribit.


Exclusivo PÚBLICO/The Washington Post
Tradução: Sérgio Magno

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *