Meta e Fundação Dom Cabral mapeiam o uso de Inovação e Inteligência Artificial Aplicada das empresas brasileiras

Análise é realizada a partir da coleta de informações de empresas do país por meio de formulário online. Na primeira fase do estudo, mais de 100 CEOs de empresas de diferentes segmentos participaram

 

Link para participar do estudo:
https://forms.office.com/r/yv90EF7ghB

A Meta, empresa de tecnologia e inovação focada em transformação e evolução digital, e a Fundação Dom Cabral, uma das principais escolas de negócios do país, anunciam a segunda fase do estudo que visa mapear a evolução digital das empresas brasileiras. O questionário da pesquisa estará disponível para respostas de 28 de agosto a 27 de setembro através do link: (adicionar) e tem como foco analisar o uso da Inteligência Artificial Aplicada como alavanca para a digitalização e inovação nas empresas brasileiras.

Parte do projeto Meta DXi (Digital Transformation Index), iniciado pela Meta em 2021 e que, desde 2022, conta com a  participação da Fundação Dom Cabral, a primeira fase da pesquisa teve como objetivo principal o mapeamento da maturidade digital das empresas, através de perguntas focadas em transformação digital. Em sua segunda fase, a pesquisa envolverá companhias de diversos setores, oferecendo uma visão clara de como a IA está sendo utilizada para enfrentar desafios de melhoria de operações e evolução de modelos de negócio criando oportunidades no mercado brasileiro, através da evolução digital.

O objetivo do estudo é entender como como as empresas brasileiras estão em relação ao uso da inteligência artificial, explorando como estão aplicando na prática essa tecnologia para transformar e evoluir seus processos, produtos e serviços. Além disso, aborda como a IA está sendo utilizada para otimizar suas jornadas corporativas focadas no colaborador, cliente, eficiência operacional ou transformação digital do modelo de negócios, mantendo a análise abrangente de inovação e digitalização das companhias.

“Com os dados que captamos na primeira fase, reforçou a necessidade de novos modelos de negócios coerentes com uma realidade de mercado que se transforma diariamente. Ou seja, busca de performance e novas alavancas de crescimento que passam por tecnologia e pessoas. Onde as pessoas estão no centro e a tecnologia é um habilitador do cenário de eficiência operacional e transformação dos negócios.  Nessa etapa, o objetivo é entender como a IA está sendo aplicada para impulsionar e  acelerar evolução digital das empresas”, afirma Telmo Costa, CEO da Meta.

Os insights dos resultados poderão ajudar as empresas a se prepararem para o futuro, orientando estratégias em como acelerar a evolução de novos modelos de negócio junto com a busca de resultado superiores de rentabilização. Tendo

inovação, tecnologia e  IA como força motriz para o crescimento e a competitividade de suas empresas. As empresas e executivos respondentes da pesquisa terão acesso exclusivo a um dashboard com um resumo das informações captadas no estudo, trazendo uma comparação do seu posicionamento em relação ao mercado. Além disso, serão convidados para o evento exclusivo que tratará sobre os resultados da pesquisa em São Paulo, com conteúdos inéditos sobre inteligência artificial.

Resultados do 1º ano do estudo

Publicada no início de 2023, a divulgação parcial dos primeiros insights do estudo, focado em inovação e digitalização, contou com a participação de mais de 100 CEOs e executivos de corporações de segmentos diversos, cujas receitas combinadas superam os R$ 100 bilhões. Esses líderes veem a inovação e a digitalização como oportunidade para novos negócios de maneira disruptiva, destacando suas expectativas de que a digitalização será definitiva para o aumento da eficiência operacional.

 

Com o primeiro ano de estudo completo e mais dados em nossa base, foi possível notar a mudança na percepção destas lideranças. A inovação, agora, também assume um papel de destaque, ampliando o impacto para a eficiência operacional, com 24% dos respondentes afirmando esperar esse resultado dos projetos de inovação. É possível notar que o momento das empresas é de fato de busca de eficiência operacional e seus executivos têm focado os esforços em prol desse resultado. As empresas buscam operar de forma mais enxuta, ágil e eficiente.

Embora 68% dos consultados acreditem que a estratégia de inovação é de extrema importância, as organizações ainda não têm metas estabelecidas, tampouco orçamento definido para projetos de inovação. 60% dos participantes do estudo entendem que o digital e a gestão da inovação é visão estratégica e futura do negócio. Mesmo assim, grande parte das empresas não parece ter isso enraizado em cultura e governança.

Observamos que mais da metade empresas estão ainda olhando para sua evolução digital a curto prazo, com 53% dos respondentes dizendo que buscam tanto a inovação quanto a digitalização para resolução de problemas atuais. A digitalização é parte importante da transformação e evolução digital das companhias, mas a jornada, em alguns casos, parece estar sendo mais complexa e passando pela avaliação das melhores soluções tecnológicas para cada empresa e cada setor.

É um processo de mudanças internas que passam por cultura, liderança, modelo de organização e visão de resultado que possibilitam com que as tecnologias novas reflitam no desempenho e melhora na competitividade. Não à toa, 35% das empresas entrevistadas no estudo, reforçam que o maior impacto esperado com a digitalização é exatamente o aumento na eficiência operacional, o que garante que os colaboradores possam se dedicar a tarefas mais estratégicas e ao core business da empresa.

“A pesquisa aponta que precisamos criar uma cultura da inovação nas organizações, e esta cultura só será construída com o envolvimento das pessoas, treinamento, desenvolvimento e indicadores de resultado por equipes. Não existe processos de inovação se as pessoas não estiverem dispostas a participarem e fundamentalmente mudarem”, afirma Hugo Tadeu, Diretor do Núcleo Inovação e Tecnologias Digitais da Fundação Dom Cabral.

 

Para ter acesso ao estudo completo, acesse: https://meta.com.br/dxi/

 

Sobre a Meta: A Meta é uma companhia de tecnologia e inovação, focada em transformação e evolução digital, que atua da definição da estratégia digital à entrega de soluções tecnológicas completas, colocando o ser humano no centro de todos os projetos. Com 34 anos de mercado, a companhia tem atuação global: são 300 clientes em mais de 8 países, com uma equipe de mais de 3 mil pessoas, em 350 cidades e 14 países. O papel da Meta é descomplicar a transformação digital, criando uma jornada que parte de onde o cliente está, entende quais são os seus desafios e atua em parceria com ele para alcançar a geração de resultados para o seu negócio.

 

Sobre Fundação Dom Cabral: A FDC é uma escola de negócios brasileira com mais de 48 anos, que está entre as 10 melhores escolas do mundo de acordo com os rankings de educação executiva do FT 2024.  Oferece uma abordagem educacional diferenciada: o UNI(CO), que cria experiências consistentes, contínuas e com impacto positivo em seus três pilares de atuação: Educação Executiva, Acadêmica e Social para pessoas, organizações e o mundo. Consegue combinar em sala de aula: inteligência com afetividade, rigor científico com aplicabilidade e desempenho com progresso social, mostrando o seu jeito de fazer educação. Sempre acompanhando as transformações globais, tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Cerca de 50 mil pessoas passaram pela instituição em 2023. No âmbito da Educação Social, o FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim foi concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação. A escola também tem o portal Seja Relevante, que democratiza o acesso a conteúdos proprietários e a informações relevantes sobre carreira, gestão, negócios e impactos positivos.

 

 

 

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima