Funcionários da Meta META tiveram discussões com o Google Cloud da Alphabet
GOOG sobre a possibilidade de usar seus modelos Gemini para melhorar o negócio de anúncios da empresa controladora do Facebook, informou o Information na quinta-feira.
As negociações ainda estão em estágios relativamente iniciais e podem não resultar em um acordo, disse o relatório, citando pessoas com conhecimento das conversas.
A Meta e a Alphabet não responderam imediatamente aos pedidos de comentários da Reuters.
Os funcionários da Meta propuseram ajustar os modelos Gemini, do rival Google, e Gemma, de código aberto, nos dados de anúncios da Meta para melhorar suas capacidades de segmentação de anúncios, diz o relatório.
A decisão do proprietário do Instagram e do WhatsApp de escolher a IA do Google em vez da sua própria modelos destaca os problemas que a empresa teve com a escalabilidade IA tecnologia, apesar dos bilhões de dólares que gastou em pesquisa, infraestrutura e talentos.
Meta e Google competem diretamente no mercado de publicidade online. Em seus relatórios de lucros trimestrais mais recentes ambas as empresas disse que seus investimentos em IA estão impulsionando ganhos em seus principais negócios de publicidade.
A Meta já estava considerando parcerias com o Google ou com a OpenAI, fabricante do ChatGPT, para melhorar os recursos de IA, incluindo respostas conversacionais para consultas em seu chatbot Meta AI e para potencializar recursos de IA nos aplicativos de mídia social da Meta, informou o Information no mês passado.
