Um Android com vários anos de uso em seus chips geralmente se torna obsoleto. Ele sempre pode ser reaproveitado: há maneiras de revivê-lo como um despertador, uma tela do Android Auto ou um alto-falante inteligente. E o Gemini pode ser o arquiteto dessa ressurreição. Testei isso no meu amado Samsung Galaxy S5, um telefone de onze anos atrás.
O Gemini roda Android 9 Pie
O Google mantém ampla compatibilidade com sua IA: é nativamente compatível com versões do Android lançadas há mais de sete anos. Portanto, um telefone precisa apenas do Android 9 Pie para ter o Gemini. Este não é o caso do Galaxy S5. Embora o meu tenha uma ROM do LineageOS modificada, funcionou para mim.
Depois de instalar a ROM, usei o telefone para tarefas secundárias até que ele voltasse para a prateleira. Após alguns anos na reserva, decidi testar como ele funcionava com o Gemini. A experiência que tive foi muito positiva.
O Google mantém seus telefones melhores do que parece
É um fato que os fabricantes se esquecem da maioria dos telefones. Até pouco tempo atrás, dois anos de atualizações eram a norma, se você tivesse sorte. Agora, esse período foi estendido, embora apenas para alguns dispositivos selecionados. Os demais estão abandonados à própria sorte.
Apesar de terem uma versão de sete anos, os celulares com Android 9 Pie contam com muitas das melhorias encontradas no Google Play Services. Uma delas é a IA do Gemini: não importa se o celular é atual ou antigo, as funções do Gemini são idênticas, mesmo …
Matérias relacionadas
Samsung apresenta Galaxy XR, óculos de realidade mista para rivalizar com Apple Vision Pro
De 2010 a 2025: todas as gerações do iPad, o tablet da Apple
Mirou no iPhone, acertou em câmeras: fotógrafos amaram novo acessório criado pela Apple

