A relação entre a Microsoft e a OpenAI se tornou oficialmente mais complexa. Ontem, a companhia incluiu a dona do ChatGPT na lista de concorrentes no seu último relatório anual, uma lista que há anos já contava com grandes players como Amazon, Apple, Google e Meta.
Apesar de uma parceria de longa data, onde a Microsoft atua como provedor de nuvem exclusivo da OpenAI e utiliza seus modelos de IA em produtos voltados para clientes comerciais e consumidores, a Microsoft identificou a OpenAI como concorrente em áreas como ofertas de IA e publicidade em busca e notícias. Esta mudança é notável dado que a Microsoft é o maior investidor da OpenAI, com um aporte de US$ 13 bilhões.
Recentemente, a OpenAI lançou um protótipo de mecanismo de busca chamado SearchGPT, indicando um avanço em seu portfólio de produtos que coloca a empresa diretamente em competição com a Microsoft.
Microsoft
Enquanto algumas empresas optam por pagar diretamente à OpenAI pelo acesso aos seus modelos, outras utilizam o Azure OpenAI Service da Microsoft. Além disso, o chatbot Copilot da Microsoft está disponível no mecanismo de busca Bing e nos sistemas operacionais Windows, oferecendo uma alternativa ao ChatGPT.
A Microsoft é uma multinacional americana de tecnologia conhecida por seu impacto significativo em diversos segmentos do mercado. Fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen, a empresa tem sede em Redmond, Washington, e é uma das líderes globais em desenvolvimento de software, hardware e serviços tecnológicos.
A Microsoft é mais famosa por seu sistema operacional Windows, amplamente utilizado em computadores pessoais e empresariais ao redor do mundo. Além disso, a empresa é a criadora do Microsoft Office, um conjunto de ferramentas de produtividade que inclui programas como Word, Excel e PowerPoint, essencial em ambientes corporativos e educacionais.
A Microsoft também desempenha um papel importante na computação em nuvem com o Azure, uma plataforma de serviços de nuvem que oferece soluções para armazenamento, processamento de dados, inteligência artificial e muito mais. Este serviço compete diretamente com outras grandes plataformas de nuvem, como a Amazon Web Services (AWS) e o Google Cloud.
Outro segmento importante para a Microsoft é o de hardware, com produtos notáveis como o console de videogames Xbox e a linha de dispositivos Surface, que incluem laptops e tablets.