A ministra da Gestão e Serviços Públicos, Esther Dweck, disse nesta quinta-feira que o governo analisa a possibilidade de realizar um novo Concurso Nacional Unificado (CNU) em agosto do ano que vem.
- Concurso Nacional Unificado (CNU): Que documentos de identificação serão aceitos? E quais não serão?
- Como é calculada a nota do CNU? Entenda a NFP, nota final ponderada
Em entrevista ao programa “Bom dia, Ministro”, do CanalGov, a ministra disse que a decisão será tomada após o governo fazer um balanço do CNU deste ano, que vai ser aplicado neste dia 18.
— A gente tem muita vontade de realizar um novo […] a nossa ideia seria no ano que vem, mas a gente ainda não tem essa decisão, vamos fazer o balanço e no segundo semestre tomar essa decisão para até o início do ano que vem, se tiver um novo a gente anunciar e publicar o edital — disse Esther Dweck.
Segundo a ministra, a intenção seria aplicar a prova novamente em agosto. Para isso, o governo teria que fazer o anúncio da realização do concurso e publicação do edital ainda em março do ano que vem.
— É o limite possível para realizar uma nova prova em agosto do ano que vem. A nossa análise é que o ideal é que se for ter uma prova de novo é que seja em agosto também. Até por ser uma ano depois dessa prova […] antes a gente achava que maio era um mês muito tranquilo de condições meteorológicas. Depois a gente descobriu que agosto é o melhor mês em termos da questão hidrológica para o Brasil inteiro — explicou a ministra.
Esta é a primeira vez que o governo federal faz um concurso único para cargos em diferentes órgãos da administração pública. São ao todo mais de seis mil vagas em 21 ministérios, agências e autarquias.
Neste ano, as provas serão aplicadas no próximo domingo, dia 18. De manhã, os portões serão abertos às 7h30 e fecharão às 8h30. A prova deverá ser feita entre 9h e 11h30. De tarde, os portões serão abertos às 13h e fecharão às 14h. A prova deverá ser feita entre 14h30 e 18h.
Confira o cronograma abaixo:
- 18 de agosto – Aplicação das provas;
- 18 de agosto – Divulgação dos cadernos de provas no site do ministério (PDFs disponíveis após às 20h);
- 20 de agosto – Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas;
- 20 e 21 de agosto – Prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados;
- 26 de agosto – Divulgação da relação candidato/vaga no site do CPNU
- 10 de setembro – Disponibilização da imagem do cartão-resposta;
- 8 de outubro – Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva;
- 21 de novembro – Divulgação final dos resultados;
- Janeiro 2025 – Início da convocação para posse e cursos de formação.
O GLOBO, em parceria com o Direção Concursos, vai divulgar, a partir das 20h de domingo, o gabarito extraoficial das provas do CNU. Será realizada uma live, com transmissão no site e nas redes sociais do GLOBO, na qual mais de 20 professores comentarão as principais questões de todas as provas.
Para acompanhar a live clique no link: https://youtube.com/live/yRbLLZ6E4VQ