Augusto Nardes explicou que a gestão de recursos públicos eficiente pode evitar catástrofes climáticas como a ocorrida em Porto Alegre (RS).
O ministro e ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, está em João Pessoa, onde tem realizado encontros com diversos gestores municipais para destacar a importância da governança na gestão das cidades.
Em entrevista ao programa Correio Debate, da TV Correio, um dos temas destacados por Nardes foi a governança climática. Ele citou o exemplo da cidade de Porto Alegre (RS), que poderia ter evitado os efeitos das enchentes que assolaram a cidade nos últimos meses.
Em Porto Alegre poderia ser evitado perdas enormes porque não houve uma boa governança. Por exemplo: monitorar as bombas – de 24 bombas, só quatro estavam funcionando para tirar a água em caso de uma situação dramática. A missão do TCU é fazer a boa orientação, de forma preventiva, para evitar perdas. Preservar o erário, a nação, o município, porque quem paga esta conta é o cidadão
Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU)
Nardes destacou que o município de João Pessoa tem se destacado neste aspecto. “Já venho falando há muito tempo com a gestão atual, que já implantou as regras de governança e tem uma secretaria específica cuidando disso. O município (João Pessoa) está preocupado”.
Referência no controle de contas
Na entrevista, o ministro também destacou o trabalho do TCU na auditoria de contas, que se tornou referência no mundo.
“Hoje somos líderes mundiais, inclusive estamos auditando as Nações Unidas. Somos considerados o melhor Tribunal de Contas do planeta. Avançamos muito e temos que passar isso para os TCEs para mostrar que o Brasil está monitorando onde vai o dinheiro do cidadão”.
FONTE: Portal Correio