Brasília, 18/08/2024 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em colaboração com as Forças Estaduais e Municipais de Segurança Pública dos estados e do Distrito Federal, realiza uma operação integrada para garantir a segurança do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), neste domingo (18).
A Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) do MJSP coordenou minuciosamente o planejamento estratégico desta operação, promovendo a atuação conjunta de todas as Forças de Segurança em apoio ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). O esforço integrado visa assegurar a integridade de todo o processo seletivo, desde a preparação das provas até a logística de sua aplicação.
A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) desempenha um papel crucial nesta operação, com equipes atuando em oito estados da Federação: Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas, Maranhão, Roraima, Pará e Rio Grande do Sul. As atividades incluem a segurança da empresa responsável pela aplicação do certame, proteção dos galpões de armazenamento das provas nos Correios e a escolta e segurança dos cadernos de provas, além da proteção dos locais de aplicação durante o exame.
Cidades
O efetivo da FNSP está estrategicamente distribuído em 29 cidades, abrangendo regiões críticas para a operação: Rio de Janeiro (RJ); Corumbá (MS); Alta Floresta e Cáceres (MT); Presidente Dutra e Balsas (MA); Manicoré, Itacoatiara, Tabatinga, Coari, Lábrea, Tefé e São Gabriel da Cachoeira (AM); Rorainópolis (RR); São Félix do Xingu, Oriximiná, Santana do Araguaia, Monte Alegre e Redenção (PA); Porto Alegre, Pelotas, Bagé, Uruguaiana, Santo Ângelo, Passo Fundo, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul e Farroupilha (RS).
Até o momento, o processo transcorre sem intercorrências, com as provas já devidamente distribuídas nos locais de aplicação. A segurança em todos os pontos críticos têm sido mantida, garantindo a normalidade e a integridade do CPNU.
Nesta segunda-feira (19), está prevista a logística reversa, quando as Forças de Segurança darão continuidade à operação, assegurando a integridade dos cartões de resposta durante o transporte para os centros de correção. O MJSP e as demais Forças de Segurança permanecem vigilantes e empenhadas em garantir a lisura e a segurança de todo o processo seletivo.