Pular para o conteúdo

“Modo IA”: Google amplia uso de inteligência artificial na plataforma

Banner Aleatório

O Google anunciou nesta terça-feira (20) novos recursos de inteligência artificial que prometem mudar a forma como as pessoas pesquisam. Já disponível para todos os usuários nos Estados Unidos, o “modo IA” busca em uma interação mais natural, com respostas em formato de conversa, semelhante ao que as plataformas de inteligência artificial já entregam.

Banner Aleatório

Liberado após dois meses de testes, o modelo IA Gemini 2.5 passará a alimentar diversas funções, incluindo testes para automatizar compras de ingressos, pesquisas em vídeos ao vivo e integração com dados pessoais dos usuários por meio do Gmail. A iniciativa concentra o acesso na plataforma, reduzindo o tráfego para os sites.

No evento de lançamento, a empresa também anunciou a criação de um pacote de assinatura “Ultra”, que custa US$ 250 por mês (equivalente a R$ 1.417,10) e oferece acesso ampliado às ferramentas de IA, além de 30 terabytes de armazenamento.

Além disso, o Google revelou planos para lançar novos óculos inteligentes equipados com Android XR e assistente por voz, em parceria com as marcas Gentle Monster e Warby Parker. O modelo sucede o Google Glass, descontinuado após críticas de privacidade, e criado há 13 anos.

Mudança no comportamento de busca

Desde que a empresa implementou os primeiros resumos gerados por IA nos resultados, os usuários passaram a fazer perguntas mais complexas e a depender menos de links externos. Dados da empresa BrightEdge indicam que as taxas de cliques caíram quase 30% no último ano, o que revela uma mudança no hábito de navegação. Ainda assim, o Google acredita que a IA trará mais engajamento e está confiante na precisão das respostas.

Concorrência e impacto no mercado

Apesar de enfrentar a concorrência com plataformas emergentes, como o ChatGPT e a Perplexity, e lidar com os processos de antitruste nos EUA, ou seja, um conjunto de leis que impedem a formação de monopólios, o Google segue liderando o tráfego de informação na internet, uma posição que, segundo o próprio modo IA da empresa, tende a se fortalecer com a consolidação dessas novas funcionalidades.

*Com informações da Associated Press

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *