Se é um utilizador frequente do ChatGPT é provável que já tenha reparado no aparecimento de um novo separador dedicado a aplicações. No menu lateral do lado esquerdo – na área onde tem a possibilidade de criar uma nova conversa ou imagens na ferramenta de Inteligência Artificial – poderá ter acesso às apps suportadas pelo ChatGPT.
Como conta o site The Verge, a OpenAI lançou esta quarta-feira, dia 17, uma área dedicada a aplicações que, apesar de ainda se encontrar em fase beta, já se encontra disponível para utilização e aberta para os developers que queiram adaptar as suas apps ao ChatGPT.
Por agora, os utilizadores do ChatGPT têm acesso a apps como o Spotify, o Adobe Photoshop, o Booking, a Apple Music, o Canva, o TripAdvisor, entre outras. É importante sublinhar que o lote de aplicações disponíveis ainda é muito limitado mas, dado que este separador acaba de ser lançado, é altamente provável que nos próximos tempos vejamos serem lançadas mais apps das mais variadas categorias.
Para conseguir usar uma aplicação dentro do ChatGPT deverá primeiro autorizar o acesso. Caso pretenda falar sobre música e podcasts ou até receber recomendações do ChatGPT por via do Spotify, deverá entrar na app e ligar as duas plataformas. Uma vez ligados os dois serviços, poderá pedir ao ChatGPT para criar uma playlist no ChatGPT e adicioná-la na sua conta do Spotify.
Se não ficar satisfeito com o resultado final, poderá sempre pedir ao ChatGP para fazer algumas alterações e afinar a playlist ao seu gosto.
Este é apenas um exemplo do tipo de interação que o ChatGPT pretende vir a oferecer ainda mais no futuro e, com a adição de mais apps, o objetivo é criar um ‘hub’ com que os utilizadores possam interagir com as suas apps mais usadas.
ChatGPT será mais do que uma app
Um executivo recentemente contratado pela OpenAI deu voz às ambições da empresa de transformar o ChatGPT em muito mais do que uma aplicação. O objetiva passar por tornar a ferramenta de Inteligência Artificial num autêntico sistema operativo.
“Juntei-me à OpenAI para liderar a App Plataform e ajudar a transformar o ChatGPT num sistema operativo”, afirmou Glen Coates numa publicação partilhada na rede social X. “A última tentativa bem-sucedida foi com o iOS há cerca de 20 anos, por isso… Deve ser canja”.
Joined @OpenAI to head up App Platform and help turn ChatGPT into an OS. Last successful attempt was iOS ~20 years ago, so .. should be a cakewalk
Thanks to @tobi for the opportunity of a lifetime, and to everyone at @Shopify
Can’t wait to coding-demo-fail on a new stage
— Glen Coates (@glencoates) December 15, 2025
Parte desse objetivo deverá ser atingido com o primeiro hardware que a OpenAI pretende lançar. Este projeto já se encontra em andamento e conta com a contribuição de Jony Ive – o conhecido ex-designer da Apple que foi responsável pelo design de alguns dos produtos mais populares da ‘Empresa da Maçã’, como o iPhone.
Eventualmente, todos estes elementos dentro da OpenAI se devem combinar para criar uma experiência interligada entre o que é o ChatGPT hoje em dia, o uso de apps e um produto que poderá ser levado para todo o lado e com o qual o utilizador poderá interagir por via de Inteligência Artificial.
Quem sabe, é possível que tal produto e experiência possam vir a competir diretamente com os telemóveis atuais.
Leia Também: Modo para adultos do ChatGPT adiado para 2026

