A RT-One, multinacional americana de tecnologia, captou R$ 15 bilhões no Brasil para construir data centers dedicados ao processamento de dados para inteligência artificial. A empresa tem a ambição de erguer no país os maiores centros de dados da América Latina. A primeira entrega operacional está prevista para 2026.
Com isso, a empresa quer superar projeto em Pecém, no Ceará, onde a Casa dos Ventos e a Bytedance, chinesa que controla o TikTok, receberam autorização do CZPE (Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportações) para instalar cinco data centers, com investimento previsto de R$ 485 bilhões até 2035.
A RT-One já colocou em andamento no Brasil a construção de um mega-campus em Uberlândia (MG), com 100 MW contratados na fase inicial. A empresa também tem compromisso com a prefeitura de Maringá (PR) para um segundo centro de dados, também com capacidade inicial de 100 MW, e um terceiro projeto está em fase de avaliação.
Liderada pela Hitachi Energy, a rodada de investimentos centros de dados também contou com aportes da Himoinsa e da brasileira MaisEnergia. As empresas são especializadas em infraestrutura energética de alta tensão.
Outros grupos já eram parceiras da RT-One em sua investida no Brasil, atuando em financiamento de projetos industriais, viabilização de empreendimentos de grande escala, energia e infraestrutura, bem como na mitigação de riscos e na captação de investimentos de longo prazo.
A rodada de investimentos priorizou empresas que suprissem a demanda de energia dos centros de dados com fontes renováveis, segurança avançada e padrões internacionais de disponibilidade e eficiência energética.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

