Neo4j apresenta conceito de grafos para aprimorar a Inteligência Artificial Generativa

A Neo4j,  criadora da categoria de banco de dados grafos, apresentou nesta quinta-feira,15, suas soluções de tecnologia de grafos em nuvem durante o AWS Summit 2024. A empresa, fez demonstrações sobre o uso da plataforma e suas ferramentas que unem grafos, geração aumentada de recuperação (RAG) e LLMs. A combinação é apontada por especialistas como uma das principais tendências da tecnologia, capaz de fornecer contextos mais poderosos de informações, o que minimiza as alucinações e o viés, maximizando a precisão, transparência e contexto de dados.

O LLM Knowledge Graph Builder é uma ferramenta open source projetada para facilitar a construção de grafos de conhecimento de forma fácil e rápida. Este recurso permite que as empresas possam gerar resultados mais precisos e explicáveis a partir de LLMs, otimizando a criação e o treinamento de modelos de IA avançados. Desta forma, os desenvolvedores podem modelar dados de forma mais intuitiva, revelando padrões que antes eram difíceis de detectar.

A empres  também destaca suas capacidades de Recomendação e Integração com GenAI. Utilizando algoritmos de recomendação avançados e integração com inteligência artificial generativa, essa solução oferece personalização aprimorada e previsões precisas em uma variedade de contextos. Em 2023, a Neo4j e a AWS firmaram uma parceria que combina grafos de conhecimento e pesquisa vetorial nativa para reduzir as alucinações da IA generativa e tornar os resultados mais precisos, transparentes e explicáveis.  O lançamento foi uma integração com o Amazon Bedrock, um serviço totalmente gerenciado que torna os modelos de fundação das principais empresas de IA acessíveis por meio de uma API para criar e dimensionar aplicativos de IA generativa.

Além da AWS, as soluções da Neo4j também estão disponíveis nos serviços de OpenAI da nuvem do Google Cloud e da Microsoft Fabric e Azure, contribuindo para que as organizações encontrem padrões e relacionamentos ocultos em bilhões de conexões de dados de forma profunda, fácil e rápida. “Ao contrário dos bancos de dados relacionais, que organizam informações em formato de tabelas, os bancos de dados em grafos viabilizam a conexão de informações. Eles operam de maneira semelhante à forma como os seres humanos formam pensamentos – através do cruzamento de dados. Isso torna a plataforma especialmente eficaz para consultas complexas e análises de padrões.”, explica André Serpa, Vice-Presidente da Neo4j para América Latina.

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima