Foi um daqueles filmes feitos para brilharem na tela grande, mas acabou não atraindo muitos espectadores para os cinemas…
Projeto Gemini, do mestre diretor Ang Lee, é um dos filmes de Hollywood mais ambiciosos dos últimos anos – pelo menos em termos técnicos. O filme de ação e ficção científica não só contou com Will Smith no papel principal e o primeiro personagem humano totalmente gerado por computador (uma versão mais jovem de Smith), como também foi filmado em alta taxa de quadros (120 quadros por segundo) – o que o diferencia de quase todos os outros filmes que você verá na vida.
No entanto, “grande sucesso” não é exatamente o termo certo para descrever Projeto Gemini: com um orçamento de US$ 138 milhões, o filme não conseguiu alcançar sucesso de bilheteria. Com uma arrecadação mundial de apenas US$ 173,5 milhões, a Paramount Studios acabou sofrendo um prejuízo significativo.
Projeto Gemini: Uma revolução no cinema?

Paramount Pictures
Projeto Gemini é uma maravilha técnica. A fotografia magnífica e o trabalho de câmera inovador de Dion Beebe são ainda mais realçados por uma trilha sonora de ação envolvente e hipnótica. A cereja no topo do bolo, no entanto, é o 3D, muitas vezes borrado e convertido posteriormente, que aqui é tão nítido que você é catapultado direto para a ação – que literalmente voa ao seu redor. Infelizmente, a terceira dimensão não está disponível na versão em streaming.
É difícil ignorar o fato de que o filme ficou décadas preso em um limbo de produção e é muito menos revolucionário em termos narrativos do que técnicos. No entanto, o enredo antiquado pode ser, pelo menos em parte, compensado pelo esplendor visual que diferencia o filme das produções hollywoodianas comuns.
É disto que se trata Projeto Gemini
Num futuro próximo, Henry Brogan (Smith) é o principal assassino da agência de inteligência americana, mas começa a ansiar pela aposentadoria. Ele quer relaxar e aproveitar a vida – deixando toda a matança para trás. Infelizmente, seus planos são frustrados por uma enorme conspiração que atinge os mais altos escalões do governo.
Antes que Brogan perceba, ele está no meio da confusão e acaba se tornando alvo de Clay Verris (Clive Owen), que, como chefe do programa secreto Gemini, quer eliminar o assassino de aluguel de uma vez por todas – e tem o homem certo para o trabalho: Junior, uma versão mais jovem de Brogan…
Projeto Gemini está na Netflix e no Paramount+.

