O Google agora permite que usuários dos Estados Unidos façam ligações para empresas locais utilizando Inteligência Artificial (IA). O novo recurso, já disponível na Busca, permite que a IA colete informações sobre preços e disponibilidade sem que o usuário precise falar ao telefone.
As informações foram divulgadas pela empresa em comunicado oficial. O recurso está em fase de testes desde janeiro e, por enquanto, funciona apenas com tipos específicos de estabelecimentos, como pet shops, lavanderias e oficinas mecânicas. Ao buscar por um desses serviços, a plataforma exibe a opção “permitir que a IA verifique os preços” no perfil da empresa.
A ferramenta solicita detalhes adicionais sobre o pedido do usuário, como tipo e raça do animal de estimação, tipo de serviço desejado, data pretendida e forma preferida de atualização, como e-mail ou mensagem de texto.
Segundo pesquisas, esse recurso tende a ser mais utilizado por usuários jovens, que demonstram menos interesse em realizar ligações telefônicas.
O vice-presidente de produto do Google Search, Robby Stein, explicou que a função utiliza o modelo Duplex em conjunto com o Gemini para realizar as chamadas.
A IA se apresenta como assistente do Google e coleta as informações em nome do cliente, evitando que ele precise gastar tempo no telefone. Após a coleta, o sistema envia atualizações por mensagem de texto com os dados solicitados.
Empresas podem desativar o recebimento de chamadas por IA nas configurações do perfil comercial no Google. O recurso já está disponível para todos os usuários, mas os assinantes dos planos AI Pro e AI Ultra contarão com limites maiores de uso.
Além da ferramenta de chamadas, o Google também iniciou os testes com o Gemini 2.5 Pro no Modo IA, uma versão mais avançada da busca com Inteligência Artificial, liberada para o público nos EUA desde maio.
Os assinantes dos planos pagos que aderiram ao experimento no Labs agora podem selecionar o Gemini 2.5 Pro, considerado mais eficaz para tarefas que exigem raciocínio avançado, cálculos e programação.
A empresa também testa a integração da Busca Profunda ao Modo IA. Com ela, o sistema é capaz de elaborar relatórios detalhados com base em perguntas complexas, formulando e refinando consultas de forma autônoma.
Essa funcionalidade estará disponível exclusivamente para os usuários do AI Pro e AI Ultra que participam dos testes no Google Labs.
O Google segue ampliando sua atuação com IA ao integrar recursos cada vez mais complexos à rotina de busca e comunicação dos usuários.