Demonstração de tecnologia inovadora há 7 anos. Foto: Google . |
Em 2017, na I/O, poucos meses após o lançamento do primeiro Pixel, o Google Fotos demonstrou uma tecnologia que prometia remover as barreiras nas fotos. Nove gerações depois, com a ajuda da IA, o telefone agora pode fazer exatamente o que a empresa anunciava.
Ao remover a oclusão e restaurar a parte obscurecida da foto, a tecnologia consegue remover objetos suavemente. Novos dispositivos Google, como o Pixel 10 Pro, utilizam a avançada IA Gemini, permitindo aos usuários editar com voz ou descrições simples.
Anteriormente, o Google Fotos tinha um recurso chamado Editor Mágico que fazia isso até certo ponto, mas, em comparação com ferramentas de edição profissionais como o Photoshop, os resultados às vezes não eram perfeitos. O recurso permite edição rápida de fotos, mas ainda não corrige completamente erros como desfoque e áreas borradas.
Várias pessoas têm usado o recurso de remoção de objetos de bate-papo do Pixel 10 Pro e postado seus resultados no Threads. O usuário Ronkak Gandhi tirou uma foto de uma águia em uma gaiola, e os resultados são bastante impressionantes.
Resultados de usuários no Threads. Foto: Ronkak Gandhi. |
Entretanto, após uma inspeção mais detalhada, algumas imperfeições na imagem, como a aspereza da casca da árvore e da cerca atrás, não foram removidas.
Segundo o 9to5Google , em teoria, isso seria o mínimo necessário para essa tecnologia. O autor acredita que a Gemini AI aprenderá continuamente com o usuário e se tornará melhor em reconhecer obstáculos específicos.
Outras empresas como a Samsung, com o Object Eraser na linha Galaxy, ou a Apple, com o Photo Clean Up em fase de planejamento, também fazem um bom trabalho na remoção de objetos. Usuários profissionais podem usar o Adobe Photoshop ou o Adobe Firefly, compatíveis tanto em celulares quanto em computadores.
O que diferencia o Google é a integração do seu poderoso chatbot, que facilita o uso com apenas palavras ou linguagem. Os usuários podem acessar esse recurso na seção “Ask Photos”. A limitação é sua popularidade, já que atualmente está disponível apenas nos EUA, no Pixel 10 Pro.
Apesar de levar oito anos para concretizar um grande avanço na tecnologia da fotografia, muitos usuários expressaram entusiasmo quando o Ask Photos finalmente foi lançado. Com essa tecnologia, a linha Pixel continua a definir a capacidade de capturar, analisar e editar diretamente em um smartphone.
Fonte: https://znews.vn/quang-cao-google-mat-8-nam-de-thanh-su-that-post1582661.html

