Hoje o tema do artigo é uma questão que divide opiniões: limite de velocidade.
Muitas vezes você já deve ter dirigido por uma via e sentiu que o limite de velocidade era baixo demais.
Pensou: “eu poderia estar andando mais rápido e com segurança” ou algo do tipo: “se o limite de velocidade fosse maior não haveriam tantos engarrafamentos”.
Mas será que isso verdade?
Será que um limite maior faz o trânsito fluir melhor?
Outra questão chave é a segurança. Para muitos a justificativa dos limites reduzidos de velocidade é a diminuição dos acidentes e mesmo mortes no trânsito.
Em resumo: a questão não é simples. Mas com esse artigo você vai entender os seguintes pontos:
- limite de velocidade e a política
- OMS recomenda velocidades baixas
- limite de velocidade no mundo
- velocidade = tráfego melhor
Limite de velocidade vira bandeira política
O limite de velocidade não ficou apenas no âmbito do trânsito. A questão foi verdadeiro “cavalo de batalha” dos candidatos a Prefeitura de São Paulo.
O ex-prefeito Fernando Haddad apostou na redução das velocidades máximas visando a redução de acidentes.
Estas medidas geraram polêmica. Alguns motoristas desaprovam os limites mais baixos. Para eles isto atravanca ainda mais o trânsito na capital paulista.
Em compensação ciclistas e pedestres veem com bons olhos as mudanças, que na sua opinião aumentam a segurança no trânsito.
A questão voltou a cena com a eleição de João Dória que teve como promessa de campanha o aumento dos limites de velocidade.
Segurança vs velocidade
A questão da segurança e da redução de acidentes é uma constante no debate. Mas fica a questão:
Reduzir o limite de velocidade diminui os acidentes?
O jornal Folha de São Paulo publicou dados interessantes. Passado um ano da redução da velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros os acidentes com vítimas fatais diminuíram 52%.
Os dados são do Infosiga SP que realiza coleta de informações de trânsito no Estado de São Paulo para guiar políticas públicas de redução dos acidentes com vítimas.
O sucesso na redução de acidentes fez com que o prefeito eleito João Dória flexibilizasse seu discurso. Ele afirma que aumentará o limite de velocidade, mas acena para a possibilidade de manter a redução nos trechos com maior número de acidentes.
OMS recomenda velocidades baixas nas cidades
O escritório regional da Organização Mundial da Saúde OMS no Brasil publicou um relatório que aponta para um aumento de 3% nas mortes relacionadas ao trânsito de 2010 a 2013 na América Latina.
A razão do aumento?
Os países não fizeram sua parte na implementação de medidas de prevenção. As recomendações apontam para três medidas principais:
– obrigatoriedade do uso do cinto de segurança e capacetes;
– combater o uso de álcool ao volante;
– reduzir a velocidade máxima para 50 km/h nas vias urbanas.
Segundo o estudo a chance de uma pessoa morrer por atropelamento atingida por carro a menos de 50 km/h é de 20%. Caso o veículo esteja a 80 km/h esse número cresce para 60%.
Com base nesses dados a organização vinculada à ONU recomenda a redução do limite de velocidade.
Limite de velocidade no mundo
Que tal ver como o limite de velocidade é tratado ao redor do globo?
Parece que a tendência global optou pela redução dos limites. Em Londres essa prática chegou no patamar de 32 km/h, em Nova York não passa dos 40 km/h.
É bem verdade que nessas cidades o transporte coletivo é de excelente qualidade, o que faz o uso do automóvel dispensável. No Brasil infelizmente a situação é outra.
Na maioria das vezes o uso do carro para o brasileiro não é uma opção, mas uma necessidade.
De qualquer forma, não custa dar uma olhada em como as grandes cidades estão limitando a velocidade, além das nossas fronteiras.
+ velocidade = melhor tráfego? Será?
A maior parte dos motoristas que reclamaram das reduções do limite de velocidade tem uma só queixa:
A lentidão do tráfego e os engarrafamentos.
Parece lógico, quanto menor o limite de velocidade mais lento o trânsito.
Será?
Um simulador interativo de tráfego está dizendo justamente o contrário.
Acredite! Segundo o simulador com o limite de 50 km/h a velocidade média do trânsito fica em 39 km/h. Já com um limite de 70 km/h a velocidade média cai para 21 km/h.
Qual a explicação?
Um limite de velocidade menor preserva o espaço livre entre os veículos. Com o aumento do limite esse espaço diminui e se formam engarrafamentos.
Ficou na dúvida?
Faça seu próprio teste!
Conclusão
Aumente ou diminua o limite de velocidade, uma coisa é certa. A fiscalização está cada vez mais rigorosa. Seja através de câmeras, radares ou agentes de trânsito.
Isto provoca não só uma aumento na quantidade das multas, mas também a aplicação de multas indevidas.
Cada vez mais falhas e infrações indevidas são aplicadas. Caso exemplar foi o de um motorista de Araraquara/SP que foi “flagrado” a 72 km/h, sendo que o limite para o local era de 50 km/h.
Ah só um detalhe… a foto do próprio radar mostra o carro estacionado e o motorista descarregando uma caixa.
É os radares são máquinas, mas também cometem erros.
Neste contexto é fundamental que você conheça as leis de trânsito e saiba se defender de autuações indevidas.
Você já levou uma multa de excesso de velocidade?
Esse é um direito assegurado pela Constituição Federal e pela Lei nº 9784/99.
Então, você é a favor ou contra os aumentos do limite de velocidade?
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Referências:
- http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,haddad-vai-reduzir-para-50-kmh-velocidade-em-todas-as-ruas-ate-dezembro,1741442
- http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,doria-promete-revogar-velocidade-nas-marginais-na-segunda-semana-de-gestao,10000079812
- http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/10/1822120-acidentes-fatais-caem-52-nas-marginais-tiete-e-pinheiros-em-sp.shtml
- http://www.infosiga.sp.gov.br/
- http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/10/1822199-doria-reafirma-aumento-de-velocidade-nas-marginais-tiete-e-pinheiros.shtml
- https://nacoesunidas.org/oms-sugere-limite-de-velocidade-de-50-kmh-em-vias-urbanas/
- http://iris.paho.org/xmlui/bitstream/handle/123456789/28565/9789275319123-spa.pdf?sequence=5&isAllowed=y
- http://eleicoes.uol.com.br/2016/noticias/2016/09/26/40-kmh-32-kmh-onde-no-mundo-a-velocidade-baixou-e-qual-o-atual-limite.htm