Muitas pessoas devem ter se visto como desenho animado em imagens com o estilo do Studio Ghibli na última semana. É uma ‘trend’, uma modinha daquelas que pipocam na internet de vez em quando.
O Studio Ghibli é um estúdio de animação japonesa artesanal e tradicional, cujo dono, Hayao Miyazaki, é absolutamente contra a inteligência artificial – ele diz que a IA ‘faz pouco’ da criatividade humana. E, talvez, por azar dele, no momento em que a OpenAI lançou o seu novo modelo de inteligência artificial para criação de imagens, a moda que pegou imediatamente foi a de subir uma fotografia no chat GPT, para construir aquela imagem como se fosse um desenho animado do Studio Ghibli.
O ponto aqui, na verdade, é outro. O grande lançamento da semana é este novo modelo de criação de imagens da OpenAI. É muito simples, funciona dentro do chat GPT e é bastante inferior na versão gratuita e muito superior na versão paga. Ele é o melhor modelo de imagem no mercado. O melhor, tradicionalmente, é um chamado Midjourney. Muitos artistas e designers usam o Midjourney. Mas o pessoal da OpenAI ultrapassou eles.
Os usuários do ChatGPT passaram a recriar fotos e memes no formato do Estúdio Ghibli após liberação de novo mecanismo para gerar imagens — Foto: Reprodução
Uma das grandes características deste modelo novo é que ele é muito bom de texto. Então, se você pede para fazer um quadrinho, por exemplo, de três quadros e botar no balão do primeiro painel as frases Y, as frases X, as frases Z, ele vai botar exatamente aquelas imagens.
Para você criar imagens publicitárias, é algo absolutamente espetacular. Você sobe uma imagem de uma propaganda e diz: ‘eu quero essa propaganda, só que, em vez de o produto ser um perfume, é uma garrafa de cerveja’, ou seja lá o que for. Ele te entrega. E isso põe a OpenAI, evidentemente, em uma continuada posição de liderança, porque eles estão consistentemente na ponta.
O ChatGPT se torna, cada vez mais, uma ferramenta de inteligência artificial completa. Tem o melhor modelo para vídeo de imagem e, certamente, o melhor modelo de texto. Inclusive, agora tem o melhor modelo de pesquisa, chamado de Deep Research.
Esta onda deve passar, mas sobrecarregou os servidores da OpenAI. Está bem lento produzir imagens. E, ainda assim, as pessoas estão produzindo, estão gostando, estão se divertindo. Inteligência artificial dá saltos e saltos e saltos. Apenas um ano atrás, imagens feitas com IA tinham seis dedos e eram incapazes de lidar com letras. Todas essas coisas estão indo embora. Este ano tem tudo para ser um ano incrível de muitas novidades.