Ola Electric anuncia o Bodhi 1, primeiro processador IA da Índia

Ola Electric anuncia o Bodhi 1, primeiro processador IA da Índia

Imagem dos novos chips para IA da Ola Electric, como o Bodhi.
Créditos: Ola Electric

A Índia quer entrar na corrida pela IA que tem dominado empresas ao redor do mundo. Assim, a Ola Electric revelou neste fim de semana o Bodhi 1, que será o primeiro processador para IA indiano do mundo. O chip tem previsão de lançamento para 2026, marcando o início de um portfólio que já tem outros produtos anunciados também.

A Ola Electric, que fez seu nome com a venda de motos e mini veículos elétricos, anunciou três chips para começar sua empreitada em IA. Ou seja, o Bodhi 1 logo será acompanhado do Ojas e do Sarv 1 também. Além disso, a fabricante já garante um sucessor para seu primeiro componente IA, prometendo o Bodhi 2 para 2028.

O Bodhi 1 trabalha com inferência para IA, sendo voltado para processamento de LLMs e modelos visuais, por exemplo. Já o Ojas Edge AI é o chip customizável da companhia. Ou seja, a Ola Electric vai preparar esse de acordo com a necessidade do cliente, para carros, mobile, Internet das Coisas e assim por diante.

Por fim, o Sarv 1 é baseado em ARM e se volta para o uso em servidores e data centers.

A empresa tentou chamar a atenção especialmente para a eficiência energética do primeiro chip para IA indiano. Durante a apresentação, a companhia demonstra o Bodhi 1 se saindo melhor que uma GPU da Nvidia operando em 200W. Não foram informados, no entanto, detalhes da configuração ou até mesmo qual componente da Nvidia estava sendo usado no comparativo.

Bodhi 1 pode ter sucesso na China

Como bem observado pelo pessoal do Tom’s Hardware, a Ola Electric pode ter inúmeros clientes em potencial na China. Como se sabe, os EUA atualmente impõem duras sanções comerciais contra seu rival geopolítico, impedindo suas empresas de exportarem suas melhores tecnologias de IA para o país.

Mais sobre IA:

Dessa forma, o Bodhi 1 não precisa ser melhor que componentes high-end da Nvidia para se destacar em território chinês. O chip da Ola Electric precisa apenas ser melhor do que as soluções customizadas que têm sido vendidas no país e valer mais a pena do que fazer contrabando.

Além disso, a proximidade geográfica entre os países asiáticos deve ser outro grande atrativo, ajudando a reduzir os preços no transporte dos produtos. Não sabemos, no entanto, onde o Bodhi 1 será fabricado.

Participe do grupo de ofertas do AdrenalineParticipe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.


Entre no grupo e aproveite as promoções

Source link

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *