A OpenAI anunciou uma grande atualização em seu mecanismo de busca no ChatGPT. Agora os usuários poderão pesquisar produtos e receber recomendações personalizadas diretamente no chat. O novo recurso permite que você encontre produtos, visualize imagens, leia avaliações e siga links para lojas.
Fonte da imagem: OpenAI
A OpenAI diz que os usuários podem fazer “perguntas hiperespecíficas em linguagem natural” e receber resultados personalizados e altamente relevantes. A empresa está posicionando a mudança como um passo em direção à criação de uma alternativa mais conveniente aos mecanismos de busca tradicionais, como o Google. De acordo com o TechCrunch, as categorias atualmente testadas incluem moda, beleza, artigos para casa e eletrônicos.
A atualização já está disponível para todos os usuários do ChatGPT, assinantes Pro e Plus e usuários gratuitos, incluindo aqueles não autorizados no sistema. O interessante é que não haverá publicidade nos resultados da pesquisa e, como enfatiza a OpenAI, isso diferencia significativamente o serviço da pesquisa tradicional.
As recomendações são geradas de forma independente com base em dados estruturados de parceiros, mas a empresa não recebe comissão sobre as compras. “Não vendemos posicionamento prioritário nem enviamos publicidade”, enfatiza a OpenAI.
O CEO Sam Altman já se manifestou contra a publicidade no ChatGPT, mas suavizou sua posição em uma entrevista recente com o renomado analista de mídia Ben Thompson. Ele permitiu a possibilidade de publicidade, onde a OpenAI receberia comissões de afiliados por compras, mas não venderia prioridade nos resultados de busca, já que, nas palavras de Altman, a empresa quer “manter um equilíbrio entre utilidade e monetização”.
A OpenAI também planeja integrar um recurso de memória com a pesquisa de produtos para assinantes Pro e Plus em um futuro próximo. Este recurso analisará conversas anteriores e fornecerá recomendações mais personalizadas. No entanto, usuários da UE, Reino Unido, Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein não poderão usar a opção devido a restrições regulatórias.
O ChatGPT também apresenta dicas de ferramentas conforme você digita, semelhante ao preenchimento automático da Pesquisa Google. Além disso, a OpenAI lançou uma busca no WhatsApp, por meio da qual você pode enviar perguntas ao chatbot e receber respostas instantâneas. A busca é baseada no modelo padrão de IA GPT-4o.
De acordo com a OpenAI, a pesquisa do ChatGPT está crescendo rapidamente em popularidade. Na semana passada, os usuários fizeram mais de um bilhão de buscas, confirmando a crescente concorrência com o Google, principalmente na área de compras online.