Ler Resumo
A OpenAI, dona do ChatGPT, anunciou que iniciará a testar anúncios na plataforma nos Estados Unidos. Em um primeiro momento, a iniciativa será restritiva, inicialmente aos planos Free e Go, que são aqueles focados no público geral, sendo de graça. Porém os assinantes dos planos Plus, Pro, Business e Enterprise não serão afetados, permanecendo sem publicidade.
Segundo a OpenAI, a medida faz parte de uma estratégia que visa ampliar o acesso a ferramentas de inteligência artificial (IA), em um momento em que a tecnologia avança, sendo capaz de apoiar no trabalho, estudo e em decisões do dia a dia. O objetivo principal é evitar que o acesso a sistemas mais avançados fique restrito a uma grande parcela das população.
Lançado em agosto e disponível em 171 países, o plano ChatGPT Go passa agora a ser oferecido também nos Estados Unidos e em todas as regiões onde o ChatGPT está disponível. Em nota divulgada a imprensa, a empresa afirmou que a introdução dos anúncios não altera o funcionamento do ChatGPT. As respostas ainda serão geradas com base no que o usuário perguntou, sem nenhum influência comercial devido aos anunciantes.
A companhia também enfatizou que as conversas entre os usuários e a plataforma de IA não serão vendidas aos anunciantes e que as pessoas terão total controle sobre a personalização dos anúncios, podendo desativar a qualquer momento.
Entenda como vai funcionar
Os testes de publicidade serão restritos a usuários maiores de idade que estejam logados na plataforma, e os anúncios surgirão na parte inferior das respostas, apenas quando houver relação direta com produtos ou serviços relevantes ao conteúdo da conversa. Segundo a OpenAI, o material patrocinado será claramente identificado e exibido de forma separada das respostas orgânicas. Além disso, os usuários terão a opção de ocultar anúncios específicos e acessar informações sobre por que determinado anúncio foi exibido.
A companhia reforça que contas associadas a menores de 18 anos não receberão publicidade, assim como não haverá veiculação de anúncios vinculados a assuntos sensíveis ou regulados, incluindo saúde, saúde mental e política. Outro ponto central do posicionamento da empresa é que o sistema de anúncios não será desenhado para estimular maior tempo de uso da plataforma. A OpenAI afirma que a estratégia prioriza credibilidade e qualidade da experiência do usuário, mesmo que isso signifique abrir mão de ganhos adicionais. Os planos pagos sem anúncios seguirão disponíveis de forma permanente como alternativa para quem prefere uma experiência totalmente livre de publicidade.
