A startup de inteligência artificial OpenAI, responsável pelo chatbot ChatGPT, supostamente apoia um novo projeto de lei que propõe a identificação de conteúdo gerado por IA.
O diretor de estratégia da OpenAI, Jason Kwon, manifestou apoio ao projeto de lei AB 3211, que exigiria marcas d’água nos metadados de fotos, vídeos e clipes de áudio gerados por IA, informou a Reuters em 26 de agosto.
De acordo com a fonte, Kwon acredita que marcar o material feito por IA ajudará os usuários a diferenciar esse conteúdo do conteúdo criado por humanos. O relatório destacou que a aplicação do projeto de lei seria particularmente útil em meio ao crescente aumento de desinformação sobre candidatos políticos.
Kwon afirmou:
“Novas tecnologias e padrões podem ajudar as pessoas a entender a origem do conteúdo que encontram online e evitar confusões entre conteúdo gerado por humanos e conteúdo gerado por IA fotorrealista.”
Outros apoiadores do AB 3211 incluem, supostamente, Microsoft e Adobe.
OpenAI anteriormente se opôs a outro projeto de lei relacionado à IA
Os novos relatórios indicam que a OpenAI manifestou apoio ao projeto de lei de IA AB 3211 da Califórnia, após a empresa ter se manifestado contra anteriormente a outro projeto de lei relacionado à IA, o SB 1047.
Introduzido em 7 de fevereiro, o SB 1047 exigiria que os desenvolvedores de IA realizassem testes de segurança em alguns de seus próprios modelos. Foi proposto pelo senador estadual da Califórnia, Scott Wiener, e coautorado pelos senadores Richard Roth, Susan Rubio e Henry Stern.
Por outro lado, o AB 3211 — introduzido pela deputada estadual da Califórnia, Buffy Wicks, em 16 de fevereiro — é focado na exigência de rotulagem de conteúdo gerado por IA.
Em outra carta a Wiener e ao governador da Califórnia, Gavin Newsom, em 21 de agosto, Kwon, da OpenAI, alertou sobre as possíveis implicações negativas do SB 1047. Ele argumentou que o SB 1047 sufocaria a inovação e pediu aos Estados Unidos que ofereçam clareza para os desenvolvedores de IA, ao mesmo tempo em que preservem a segurança pública.
“O SB 1047 ameaçaria esse crescimento, desaceleraria o ritmo da inovação e levaria os engenheiros e empreendedores de classe mundial da Califórnia a deixar o estado em busca de maiores oportunidades em outros lugares”, escreveu Kwon em uma carta em 21 de agosto.
Califórnia tentou introduzir 65 projetos de lei sobre regulamentação de IA em 2024
Os projetos de lei SB 1047 e AB 3211 são apenas duas das muitas iniciativas legais na Califórnia que visam abordar a regulamentação da IA.
De acordo com a Reuters, legisladores estaduais da Califórnia tentaram introduzir 65 projetos de lei relacionados à IA nesta temporada legislativa. Algumas dessas iniciativas incluem medidas para garantir que todas as decisões algorítmicas sejam comprovadamente imparciais e proteger a propriedade intelectual de indivíduos falecidos contra a exploração por empresas de IA.
Segundo registros da organização de notícias sem fins lucrativos CalMatters, o AB 3211 passou pela segunda leitura em 26 de agosto e agora foi encaminhado para a terceira leitura. Se for aprovado até o final da sessão legislativa em 31 de agosto, será encaminhado ao governador Newsom para assinatura ou veto até 30 de setembro.
O Cointelegraph procurou a OpenAI para um comentário sobre o projeto de lei AB 3211, mas não recebeu uma resposta até o momento da publicação.