Pular para o conteúdo

OpenAI busca transformar o ChatGPT em uma opção viável para substituir o iOS

Banner Aleatório

Apesar de ser uma das mais populares ferramentas de Inteligência Artificial, o ChatGPT continua a ser uma simples aplicação e, de acordo com um novo executivo da OpenAI, o objetivo para os próximos anos é conseguir ir além disso.

Banner Aleatório

Glen Coates foi contratado pela OpenAI para liderar a divisão App Plataform e, de acordo com uma publicação feita pelo próprio na rede social X, o objetivo é “ajudar a transformar o ChatGPT num sistema operativo”.

“A última tentativa bem sucedida foi o iOS há cerca de 20 anos, por isso… Deve ser canja”, escreveu Coates na rede social, deixando bem claro que a OpenAI tem grandes ambições para transformar o ChatGPT num verdadeiro ecossistema.

Serve recordar que esta não é a primeira vez que um executivo da OpenAI partilha a ideia de transformar o ChatGPT em algo mais do que uma app.

Em entrevista concedida ao site TechCrunch em outubro, o responsável pelo ChatGPT, Nick Turley, expressou que este era um dos objetivos da OpenAI para o próximo ano.

“A evolução que procuramos fazer para os próximos anos é a de um ChatGPT que se assemelhe mais a um sistema operativo, onde podes usar aplicações”, explicou Turley. “Se quiseres escrever, há uma app para isso. Se quiseres programar, há uma app para isso. Se queres interagir com bens e serviços, há aplicações para ti”.

Ainda não se sabe de que forma é que o ChatGPT se poderia tornar um sistema operativo mas, tendo em conta que a OpenAI tem firmado parcerias com apps conhecidas como a Booking, o Spotify, o Coursera, o Canva, entre outras, e está a trabalhar num produto dedicado com o designer do iPhone, Jony Ive, fica claro que a empresa de Inteligência Artificial está a caminhar para o seu objetivo.

Modo Adulto chega ao ChatGPT em 2026

Os planos da OpenAI para o ChatGPT também passam pelo lançamento de um modo especial para utilizadores maiores de 18 – o qual permitirá conversar sobre temas mais próprios para adultos.

O lançamento deste modo para adultos estava originalmente previsto para este mês de dezembro mas, de acordo com a CEO para Aplicações da OpenAI, Fidji Simo, a chegada desta funcionalidade foi adiada para o próximo ano.

Conta o site Tom’s Guide que, em conversa com jornalistas sobre o lançamento do modelo de linguagem GPT 5.2, Simo adiantou que este modo seria lançado no primeiro trimestre de 2026.

Família acusa ChatGPT de incentivar mortes nos EUA:

A família de Suzanne Adams, que foi morta pelo filho, está a processar a OpenAI e a Microsoft, alegando que o ChatGPT “validou os delírios paranóicos de um utilizador sobre a sua própria mãe”.

Márcia Guímaro Rodrigues | 11:35 – 12/12/2025

A executiva explicou que a OpenAI usará este tempo adicional de desenvolvimento para melhorar a ferramenta que deteta a idade do utilizador, certificando-se assim que menores de 18 não conseguem contornar as restrições implementadas no ChatGPT.

Esta ferramenta de identificação de idade dos utilizadores já foi mencionada por Altman no passado numa publicação oficial da OpenAI, onde até indicou que poderá ser implementado um sistema de verificação em alguns países.

“Estamos a criar um sistema de previsão de idade que estima a idade de uma pessoa pela forma como ela usa o ChatGPT”, pode ler-se na publicação de Altman partilhada em setembro. “Em caso de dúvida, daremos prioridade à segurança e restringiremos a experiência ao modo para menores de 18 anos. Em algumas situações ou países, também poderemos solicitar identificação. Ainda que isso cause um problema em termos de privacidade para os adultos, acreditamos que é uma concessão válida”.

Leia Também: ChatGPT recebe novo (e mais avançado) modelo para criar imagens



Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *