Pular para o conteúdo

OpenAI calcula que centenas de milhares de usuários do ChatGPT exibem indícios de crise psicótica por semana

Banner Aleatório

A OpenAI revelou uma estimativa inédita sobre o impacto psicológico do ChatGPT. De acordo com a empresa, centenas de milhares de usuários podem apresentar sinais de crise mental severa em uma semana típica. O número foi obtido com apoio de especialistas em saúde mental de diferentes países, que colaboraram para aprimorar o sistema na identificação de indícios de sofrimento psicológico e na orientação para busca de ajuda profissional.

Banner Aleatório

Estudos apontam “psicose induzida por IA”

O alerta chega após o aumento de relatos de casos graves ligados a interações intensas com o chatbot, incluindo internações e mortes. Psiquiatras passaram a chamar o fenômeno de “psicose induzida por IA”.

Análise comparou respostas do GPT-5 e do GPT-4o

Médicos e pesquisadores avaliaram mais de 1,8 mil respostas do modelo em cenários de risco que envolviam possível psicose, ideação suicida e apego emocional ao assistente. O desempenho do GPT-5 foi medido contra o GPT-4o e mostrou redução de respostas inadequadas entre 39% e 52% em todas as categorias analisadas, segundo a OpenAI.

Johannes Heidecke, líder de sistemas de segurança da companhia, disse à revista Wired que a expectativa é “encaminhar muito mais pessoas em sofrimento para ajuda profissional e aumentar as chances de que esse suporte seja obtido mais cedo”.

Limitações dos dados

A empresa reconhece que a análise é baseada em amostra restrita e na interpretação de especialistas que nem sempre concordaram sobre a gravidade de cada situação. Além disso, o levantamento não reflete necessariamente o comportamento de todos os usuários da plataforma. Mesmo assim, a iniciativa é vista como um passo inicial para medir o impacto psicológico do uso de chatbots avançados.

 

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *