Por Munsif Vengattil
OpenAI, O Google e a Perplexity iniciaram uma disputa sem precedentes por usuários de inteligência artificial na Índia, oferecendo recursos gratuitos em uma estratégia vista como uma forma de coletar grandes quantidades de dados de treinamento multilíngues na nação mais populosa do mundo.
A Índia é o segundo maior mercado de smartphones, com 730 milhões de aparelhos. Em média, os indianos consomem 21 gigabytes de dados por mês, pagando 9,2 centavos de dólar por gigabyte, uma das tarifas de dados móveis mais baixas do mundo.
Para atrair usuários com orçamento limitado, o Google começou a oferecer gratuitamente, em novembro, a assinatura do Gemini AI Pro, que custa US$ 400. Durante 18 meses, o pacote “AI Plus” será oferecido a 500 milhões de clientes da Reliance Jio, a maior operadora de telecomunicações da Índia. Na semana passada, a empresa adicionou a Índia à lista de dezenas de países onde oferece seu pacote com grandes descontos.
A OpenAI também disponibilizou gratuitamente por um ano o seu plano ChatGPT Go, que oferece uso ampliado, mas não ilimitado, em comparação com os planos existentes. O plano é cobrado em mais de 100 países e custava US$ 54 na Índia antes de ser disponibilizado gratuitamente para todos. no país em novembro.
Assim como o Google AI Pro, o pacote gratuito está disponível apenas na Índia.
Os primeiros dados de download sugerem um aumento no uso devido aos planos gratuitos, com o número de usuários ativos diários do ChatGPT na Índia subindo 607% em relação ao ano anterior, para 73 milhões na semana passada – mais que o dobro do número nos EUA, de acordo com dados da empresa de inteligência de mercado Sensor Tower compilados para a Reuters.
Os dados mostraram que o número de usuários diários da Gemini na Índia aumentou 15% desde o lançamento da oferta da Reliance Jio em novembro, atingindo 17 milhões na semana passada, em comparação com 3 milhões nos EUA.
Essa adoção fez da Índia o maior mercado em número de usuários diários para chatbots de IA, afirmou a Sensor Tower.
A Perplexity, por sua vez, disponibilizou gratuitamente por um ano sua ferramenta Pro — cujo preço anual é de US$ 200 em todo o mundo — para usuários da operadora de telecomunicações indiana Airtel. Segundo a empresa, o plano oferece acesso ilimitado às suas ferramentas de pesquisa mais avançadas.
A Índia agora representa mais de um terço dos usuários ativos diários globais da Perplexity, um aumento significativo em relação aos apenas 7% do ano passado, segundo dados da Sensor Tower.
OpenAI, Perplexity e Google GOOG não responderam. A Reuters solicitou um comentário.
O treinamento preenche as lacunas de dados.
Pragya Misra, executiva da OpenAI na Índia, afirmou nas redes sociais que a decisão da empresa de disponibilizar o ChatGPT Go gratuitamente faz parte de seu “compromisso contínuo de priorizar a Índia” e de tornar as ferramentas mais acessíveis a todos.
Cinco analistas de IA, no entanto, afirmaram que a estratégia de distribuição gratuita de dados ajudaria as empresas a se beneficiarem da diversidade linguística da Índia para obter dados cruciais para o treinamento de IA.
Eles consideram os dados de treinamento gerados por usuários indianos, caracterizados por uma mistura de idiomas e dialetos, como um teste de estresse crucial que ajudará os modelos de IA a dominar padrões de comunicação complexos que estão amplamente ausentes dos dados existentes.
Os planos gratuitos “preenchem lacunas nos conjuntos de dados de treinamento de IA que atualmente carecem de informações sobre padrões de comportamento do usuário na região”, disse Sagar Vishnoi, cofundador do think tank de IA Future Shift Labs..
Brindes geralmente funcionam na Índia.
A Reliance, empresa do bilionário indiano Mukesh Ambani, em parceria com a Gemini, tem utilizado repetidamente preços agressivos para impulsionar sua base de clientes. Sua unidade de telecomunicações agora conta com mais de 500 milhões de usuários, após atrair clientes em seu lançamento em 2016 com meses de serviços de dados e voz gratuitos.
Antes de fundirem suas operações de mídia na Índia, a Reliance e a Disney ofereciam streaming de críquete gratuito em suas plataformas.
O ChatGPT está registrando alta taxa de utilização do aplicativo: 46% de seus usuários mensais abriram o aplicativo diariamente na Índia em novembro, em comparação com 20% para o Perplexity e 14% para o Gemini, segundo dados da Sensor Tower.
Anees Hassan, um estudante de doutorado em Hyderabad, está usando os planos gratuitos do ChatGPT e do Gemini por três horas diárias para encontrar citações, aprimorar sua escrita e gerar imagens para apresentações.
“O plano gratuito não era suficiente, pois eu atingia o limite de mensagens no chat muito rapidamente”, disse Hassan, de 33 anos.
No entanto, ele também está ciente de que as coisas gratuitas às vezes têm um preço.
“Estou preocupado com a coleta de dados, por isso usei a opção de exclusão para interromper o compartilhamento dos meus dados para treinamento de IA”, acrescentou.
Como servidor público há mais de 16 anos, tenho acompanhado de perto a evolução da tecnologia e suas aplicações na sociedade. Recentemente, OpenAI e Google estão disputando usuários e dados de treinamento na Índia, oferecendo ofertas gratuitas para atrair cada vez mais pessoas para suas plataformas. É interessante refletir sobre como podemos utilizar essas ferramentas de forma eficiente e ética, garantindo que possamos tirar o melhor proveito delas para obter resultados positivos. Vale a pena analisar como essas empresas estão coletando e utilizando os dados dos usuários, e como podemos proteger nossa privacidade e segurança ao utilizar esses serviços. Cabe a cada um de nós refletir e tomar decisões conscientes sobre como podemos utilizar essas tecnologias para o bem da sociedade.

