Pular para o conteúdo

OpenAI lança agente de IA que pode fazer compras e mexer em planilhas sozinho; veja vídeo

Banner Aleatório

ChatGPT Agent tem integração com sites e pode navegar no computador de forma autônoma

Banner Aleatório

A OpenAI anunciou nesta quinta-feira, 17, uma ferramenta de inteligência artificial (IA) capaz de controlar o seu computador sem que você precise guiar os comandos. A empresa lançou o ChatGPT Agent, uma ferramenta que usa agentes de IA para realizar tarefas como navegar em sites e acessar calendários de forma automatizada.



ChatGPT Agent já está disponível para usuários dos planos Pro, Plus e Team

ChatGPT Agent já está disponível para usuários dos planos Pro, Plus e Team

Foto: Alice Labate/Estadão / Estadão

O recurso é uma resposta ao próximo grande movimento do mercado de IA, que prevê que agentes inteligentes serão o futuro da evolução da tecnologia, com ferramentas que podem antecipar necessidades de realizar ações sem a intervenção direta do usuário. O lançamento da OpenAI é um dos primeiros ladrilhos neste caminho.

De acordo com a empresa, o ChatGPT Agent pode adicionar eventos no calendário, pesquisar receitas e comprar ingredientes necessários, além de criar apresentações de slides baseado em informações existentes no seu computador – se o agente identificar no seu calendário que você tem uma reunião, por exemplo, ele pode montar um arquivo baseado no tema descrito na agenda.

O agente também vai poder cruzar informações de aplicativos com sites da internet, para criar reservas de restaurantes ou de voos, informou a empresa. O objetivo é que essa primeira versão possa ser um guia para atualizações mais refinadas no futuro.

“Mesmo que demore 15 minutos, meia hora, é uma grande aceleração em comparação com o tempo que você levaria para fazer isso. É uma daquelas coisas em que você pode iniciar algo em segundo plano e depois voltar a ele”, disseram Yash Kumar, líder de produto, e Isa Fulford, líder de pesquisa do ChatGPT Agent, ao site especializado The Verge.

Apesar de trabalhar com todas as informações do usuário, a OpenAI afirmou que operações financeiras ainda possuem restrições dentro dos limites do que o agente pode fazer, que inclui um modo específico de “observação”, para que os usuários possam pausar a ferramenta em alguns sites com informações bancárias sensíveis, por exemplo.

O modelo funciona em integração com o Operator, uma ferramenta desenvolvida para navegar na internet por conta própria, pensado como um agente movido à IA sustentada por um novo modelo chamado Computer Using Agent (CUA).

O ChatGPT Agent começa a ser disponibilizado já nesta quinta-feira para usuários Pro, Plus e Team, e chega em julho para usuários Enterprise e Education. Para os usuários Pro, a empresa afirma que podem ser executados um “número praticamente ilimitado” de tarefas por mês. Usuários de outros planos pagos recebem 50 tarefas mensais, com uso adicional disponível por meio de opções baseadas em crédito.



Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *